latinismo - significado y definición. Qué es latinismo
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:     

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es latinismo - definición

ANTIGA LÍNGUA INDO-EUROPEIA DO RAMO ITÁLICO
Língua latina; Idioma latino; Latinismo
  • A língua dos antigos romanos teve um forte impacto em culturas posteriores, como demonstra esta [[Bíblia]] em latim eclesiástico, de 1407
  • VI}}, é um dos textos mais remotos em latim antigo, provavelmente da tribo dos [[latinos]]
  • Réplica da [[escrita cursiva romana]] inspirada pelos tabletes de Vindolana
  • Caixa eletrônico instalado no Vaticano, exibindo instruções de utilização em latim
  • A sinalização da estação de metrô de Wallsend, na [[Inglaterra]], está em inglês e latim como uma homenagem ao papel de Wallsend como um dos postos avançados do império romano

Latinismo         
m.
Locução própria da língua latina.
Construcção grammatical, própria do latim.
(De latino)
latinismo         
sm (latino+ismo)
1 Construção imitante à da língua latina.
2 Palavra ou locução peculiar à língua latina.
Latim         
m.
Língua do Lácio, língua latina, língua falada pelo antigo povo romano.
Fam.
Coisa diffícil de comprehender.
Gir.
A linguagem dos ladrões.
(Lat. latinus)

Wikipedia

Latim

A língua latina ou latim é uma antiga língua indo-europeia do ramo itálico, originalmente falada no Lácio, a região em volta da cidade de Roma. Foi amplamente difundida, especialmente na Europa Ocidental, como a língua oficial da República Romana, do Império Romano e, após a conversão deste último ao cristianismo, da Igreja Católica Romana. Através da Igreja Católica, tornou-se a língua dos acadêmicos e filósofos europeus medievais. Por ser uma língua altamente flexiva e sintética, a sua sintaxe (ordem das palavras) é, em alguma medida, variável, se comparada com a de idiomas analíticos como o mandarim, embora em prosa os romanos tendessem a preferir a ordem SOV. A sintaxe é indicada por uma estrutura de afixos ligados a temas. O alfabeto latino, derivado dos alfabetos etrusco e grego (por sua vez, derivados do alfabeto fenício), continua a ser o mais amplamente usado no mundo.

Embora o latim seja hoje uma língua morta, ou seja, uma língua que não mais possui falantes nativos, ele ainda é empregado pela Igreja Católica para fins rituais e burocráticos. Exerceu enorme influência sobre diversas línguas vivas, ao servir de fonte vocabular para a ciência, o mundo acadêmico e o direito. O latim vulgar, nome dado ao latim no seu uso popular inculto, é o ancestral das línguas neolatinas (italiano, francês, espanhol, português, romeno, catalão, romanche, galego, occitano, mirandês, sardo e outros idiomas e dialetos regionais da área); muitas palavras adaptadas do latim foram adotadas por outras línguas modernas, como o inglês. O fato de haver sido a lingua franca do mundo ocidental por mais de mil anos é prova de sua influência.

O latim ainda é a língua oficial da Cidade do Vaticano e do Rito Romano da Igreja Católica. Foi a principal língua litúrgica até o Concílio Vaticano Segundo nos anos 1960. O latim clássico, a língua literária do final da República e do início do Império Romano, ainda hoje é ensinado em muitas escolas primárias e secundárias, embora seu papel se tenha reduzido desde o início do século XX.