En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:
Lato (em grego clássico: Λατώ; romaniz.: Lató), também chamada Lato Etera, foi uma cidade da ilha de Creta, Grécia, cujas ruínas estão situadas aproximadamente 8 km a oeste de Ágios Nikolaos e a 3 km da aldeia de Kritsa, na unidade regional de Lasíti. Há teorias que afirmam que a cidade deve o nome à deusa Leto (da qual Lato é a forma dórica), podendo ser mencionada em tabuinhas em Linear B como RA-TO. Lato também cunhava moeda na Antiguidade, tendo a imagem da deusa Ilítia que parece ter sido particularmente adorada em Lato. Nearco, almirante de Alexandre Magno, nasceu em Lato.
Embora a cidade, provavelmente, seja anterior a chegada dos dóricos, as ruínas encontradas datam principalmente do período dórico (séculos V e IV a.C.). Foi possivelmente fundada após o circundante sítio de Kastellos ser abandonado. Antes do fim do século III a.C., Lato integrou a coligação cretense, estando ao lado de Rodes, Teos e Eumenes II, rei de Pérgamo; constantemente conflitou com a cidade circundante de Olunte pela delimitação de fronteiras. A cidade foi destruída cerca de 200 a.C., mas seu porto (Lato pros Camára), localizado onde agora se encontra Ágios Nikolaos, permaneceu em uso até 200 d.C.