quodlibet - significado y definición. Qué es quodlibet
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es quodlibet - definición

  • <center>Jacob Obrecht.</center>

quodlibet         
(ó) sm (lat quodlibet)
1 V quodlíbeto.
2 Mús Denominação da reunião, por vezes humorística, de diferentes melodias para o canto, usual nos séculos XVI e XVII.
Quodlibet         
[Army Band - Good King Wenceslaus.ogg|thumb|Good King Wenceslaus, United States Army Band]
quodlibet      
/kwodlìbet/ [lat.] s.m.
1 -fil ant. debate de temas não antecipadamente preparados pelos debatedores e sugeridos pela assistência [Técnica escolástica us. na universidade medieval.]
2 p.ext. -hist.mús ant. a partir do sXVI, peça que inclui uma mistura sucessiva ou simultânea de melodias
3 -lit textos heterogêneos, reunidos não raro de modo humorístico ou ilógico
-etim nom. neutro sing. do pron.indef. quilìbet,quaelìbet,quodlìbet 'qualquer que seja, o que se quiser, qualquer, todo; vulgar, trivial, corriqueiro', composto de qui,quae,quod + partícula enclítica -lìbet , do v. lat. impessoal libet,libébat,libùit,libitum est,libére 'aprazer, agradar'

Wikipedia

Quodlibet

O quodlibet é um trecho de música que combina em contraponto várias melodias diferentes, usualmente canções folclóricas, e frequentemente de maneira descompromissada. Um exemplo famoso de quodlibet está no fim das Variações Goldberg de Bach. Outro exemplo é o Gallimathias Musicum, um quodlibet de 17 partes composto por Wolfgang Amadeus Mozart quando ele tinha 10 anos. Um excelente exemplo moderno é o 'Quodlibet on Welsh Nursery Rhymes' do compositor galês Alun Hoddinott.

Quodlibet mais sérios são encontrados nas missas de Jacob Obrecht, que algumas vezes combina música folclórica com canções religiosas e música original.

Uma canção para quatro solistas e baixo contínuo de J. S. Bach, Quodlibet do casamento ou, simplesmente, Quodlibet (BWV 524), não é um quodlibet conforme a definição acima, mas dez minutos de uma sequência aparentemente sem sentido de piadas tolas, trocadilhos, referências culturais obscuras, jogo de palavras e paródias de outras canções. Em alguns lugares a música imita uma chacona e uma fuga e a música algumas vezes mistura deliberadamente as linhas corais. É diferente de quaisquer outros trabalhos de Bach e alguns poucos acadêmicos duvidam que seja de sua autoria.

O concerto favorito do Grateful Dead, 'The Other One', é uma miscelânea que inclui a canção 'Quodlibet for Tenderfeet'.

O Quodlibet para Pequena Orquestra e a Sinfonia Não Iniciada de Peter Schickele são exemplos divertidos desta forma musical, particularmente para aqueles com algum conhecimento a mais da arte da música ocidental.

A palavra também pode se referir a um tipo de debate acadêmico ou prova oral (usualmente teológico, no qual qualquer pergunta pode ser colocada de forma extemporânea. Debates quodlibet foram bastante populares na cultura ocidental no século XIII e ainda hoje são utilizados no treinamento teológico budista do Tibete.

O termo vem do latim significando qualquer coisa, junção de quod (o quê) libet (agradar)".