sabiá - significado y definición. Qué es sabiá
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es sabiá - definición

GÊNERO DE PÁSSARO
Sabiá; Sabia; Carasué; Caraxué

Sabiá         
m.
Pássaro dentirostro do Brasil, de canto mui suave.
sabiá         
sm (tupi sauiá)
1 Ornit Designação mais comum dos pássaros da família dos Turdídeos, predominando no Brasil as espécies do gênero Turdo, algumas das quais muito apreciadas pelo seu canto; embora a este gênero pertençam os verdadeiros sabiás, recebem também esse nome alguns pássaros das famílias dos Mimídeos, Fringilídeos, Traupídeos e Cotingídeos. Voz: canta, gorjeia, modula, trina.
2 Designação vulgar da inflamação dos cantos da boca; canto-de-sabiá, boqueira.
3 Bot Planta leguminosa-mimosácea (Mimosa caesalpinifolia)
S. -branco: nome de duas aves turdídeas (Turdus leucomelas e T. amaurochalinus)
S.-cavalo: o mesmo que sabiá-laranjeira. S.-coleira: ave turdídea (Turdus albicollis)
S.-da-campina: pássaro fringilídeo, também chamado trinca-ferro. S.-da-lapa: pássaro turdídeo (Turdus albicollis crotopezus)
S.-da-mata-virgem: pássaro cotingídeo (Lipaugus lanioides), também chamado sabiá-da-serra e sabiá-do-mato-grosso. S.-da-praia e S.-da-restinga: o mesmo que sabiapiri. S.-do-campo e S.-do-sertão: o mesmo que sabiapoca. S.-ferreiro: pássaro turdídeo (Turdus ruficeps)
S.-gongá: pássaro fringilídeo, também chamado trinca-ferro e papa-pimenta. S.-guaçu: o mesmo que japacanim. S.-gute: o mesmo que sabiá-laranjeira. S.-laranjeira: pássaro do Brasil Central e Meridional (Turdus rufiventris rufiventris), sua cor é pardo-avermelhada no peito e no ventre; de canto sonoro, é o mais apreciado dos sabiás; sabiá-cavalo, sabiá-gute, sabiá-piranga, sabiaponga
S.-piranga: o mesmo que sabiá-laranjeira. S.-preto: o mesmo que sabiaúna. S.-verdadeiro: pássaro turdídeo (Turdus fumigatus fumigatus).
caraxué         
sm (tupi karaxué) Ornit Denominação empregada na Amazônia para designar os pássaros que, no Sul, chamam de sabiá.
2 Ornit O mesmo que sabiá-branco, acepção 2.
3 gír Indivíduo que vive à custa de prostitutas; proxeneta; rufião
C.-da-mata: nome que dão ao sabiá-da-capoeira, na Amazônia.

Wikipedia

Turdus

Turdus é um género de aves da família Turdidae, que engloba 66 espécies de melros, tordos, caraxués e sabiás de médio e grande porte, caracterizados pelas suas cabeças arredondadas e longas asas pontiagudas, e por geralmente possuirem um canto melodioso. A distinção entre melros e tordos não é baseada em dados biológicos e é puramente cultural e linguística, variando de língua para língua.

Na classificação de Linnaeus, as aves do género Turdus foram a base da criação da família Turdidae, da qual eram o género tipo. Entretanto, no início da década de 1990, baseando-se em técnicas avançadas de biologia molecular que medeiam a hibridização do DNA, a taxonomia de Sibley-Ahlquist propôs a inclusão deste grupo na família Muscicapidae, transformando a antiga família Turdidae na subfamilia Turdinae. No entanto, a fiabilidade da metodologia usada e a relevância dos resultados obtidos é contestada por vários especialistas em observação de aves, e em algumas classificações mais recentes, como a proposta por James Clements, a família Turdidae é restaurada.

O grupo tem uma distribuição geográfica vasta e ocorre em África, maioria das ilhas atlânticas, Caribe, Américas e na totalidade da Eurásia, incluindo Japão e Filipinas. O género Turdus está, de forma geral, ausente da região da Australásia, onde ocorrem apenas o melro-preto, introduzido na Austrália e Nova Zelândia, e as muitas subespécies de T. poliocephalus, que habitam a Nova Guiné e ilhas circundantes.

Os Turdus são aves que se adaptam bem a habitats diversos, desde as estepes da Sibéria à floresta tropical da Amazónia. Preferem zonas arborizadas e podem ocupar com sucesso ambientes urbanos. Têm alimentação onívora.