umbu - significado y definición. Qué es umbu
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es umbu - definición

ÁRVORE DE PEQUENO PORTE FRUTÍFERA NATIVA DO NORDESTE BRASILEIRO
Imbuzeiro; Umbuzeiro (árvore); Umbu; Imbu; Spondias tuberosa

Umbu         
m.
O mesmo que "imbu".
m. Bras. do N.
Grande árvore phitollácea da América.
Fruto do imbuzeiro.
umbu         
sm (lat ymbú) Bot O mesmo que imbu.
imbuzeiro         
sm (imbu+z+eiro) Bot
1 Árvore da família das Anacardiáceas (Spondias purpurea), originariamente americana, cultivada em toda a zona tropical como árvore frutífera, de frutos comestíveis, com forma de ameixa, dos quais se prepara a imbuzada; cajá-vermelho, serigüela.
2 Árvore pequena, da família das Anacardiáceas (Spondias tuberosa), das caatingas, de frutos comestíveis. Suas raízes têm tubérculos aquosos que, em casos de necessidade, são aproveitados para matar sede
Var: umbuzeiro.

Wikipedia

Umbuzeiro

Spondias tuberosa L., popularmente conhecido como umbuzeiro, imbuzeiro ou jique é uma árvore de pequeno porte (mede até seis metros de altura), pertencente à família das anacardiáceas, de copa larga (até quinze metros de largura), originária dos chapadões semiáridos do Nordeste brasileiro, que se destaca por fornecer sombra e aconchego. Dada a importância de suas raízes, foi chamada "árvore sagrada do Sertão" por Euclides da Cunha. O umbuzeiro conserva água em sua raiz, podendo chegar a armazenar até mil litros, e, além disso, produz uma batata, que, em época de grande estiagem, é utilizada como alimento. O umbuzeiro vive em média 100 anos, e é considerado um símbolo de resistência.

Como a maioria das plantas na Caatinga, o umbuzeiro possui grande resistência à seca, tendo, assim, todas suas folhas perdidas nos períodos de estiagem, mas que, contudo, voltam a florescer nas primeiras chuvas. Sendo assim, a floração desta planta ocorre no fim da estação de estiagem e, seu período de frutificação, estende-se por todo o período chuvoso. Seu fruto é conhecido como umbu ou imbu e possui grande importância econômica, uma vez que são bastante comercializados in natura. Suas folhas e raízes também podem ser utilizadas para alimentação e, além disso, a água armazenada nesta última é utilizada na medicina popular.

Além da importância econômica, S. tuberosa apresenta grande valor ecológico, fornecendo recursos florais, tais como néctar e pólen, bem como local de nidificação para algumas abelhas da tribo Meliponini. Em um modo geral, a S. tuberosa, é cultivada em larga escala, tanto referente à alimentação humana, quanto à suplementação alimentar de animais.