unha-de-velha - significado y definición. Qué es unha-de-velha
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es unha-de-velha - definición

ESPÉCIE DE MOLUSCO
Tagelus gibbus; Canivete (molusco); Unha-de-velha

Unha-de-velha         
f. Bras.
Espécie de concha longa e descòrada.
Verniz de unha         
SUBSTÂNCIA APLICADA NAS UNHAS DAS MÃOS OU DOS PÉS
Verniz das unhas; Esmalte de unha
de unha é um líquido que se aplica nas unhas, tanto das mãos como dos pés, fundamentalmente à base de nitrocelulose (ou CAB ou outros) e contendo outros químicos (corantes, fixativos/adesivos, etc.), com uso normalmente estético, mas também como protecção para as unhas.
Cacela Velha         
  • Mapa do núcleo histórico: A - Igreja Matriz; B - Fortaleza; C - Casas da Câmara; D - Casa do Pároco; E - Misericórdia.
  • Casas tradicionais à entrada de Cacela Velha
POVOAÇÃO HISTÓRICA NO MUNICÍPIO DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO, PORTUGAL
Cacela-Velha; Núcleo histórico de Cacela Velha
Cacela Velha é uma aldeia localizada numa elevação arenítica em frente à Ria Formosa e ao mar (freguesia de Vila Nova de Cacela, Vila Real de Santo António), de onde se vislumbra uma das mais belas panorâmicas do sotavento algarvio.

Wikipedia

Tagelus plebeius

Tagelus plebeius (nomeada, em inglês, stout American Tagelus ou apenas stout Tagelus – o termo stout significando "robusto", "corpulento" ou "entroncado" – ; em português, no Brasil, denominada canivete, unha-de-velha, unha-de-velho – no masculino: especificada por Houaiss, embora o Dicionário Aurélio cite um Solenidae anônimo – ou unha-de-urubu; no passado, e até o século XX, também denominada cientificamente Tagelus gibbus) é uma espécie costeira de molusco Bivalvia eurialino, marinho e litorâneo, da família Solecurtidae e gênero Tagelus, classificada por John Lightfoot, em 1786, e originalmente denominada Solen plebeius. Habita as costas do oeste do Atlântico, do Cabo Cod, Massachusetts, Estados Unidos, até o golfo do México e mar do Caribe, incluindo Grandes Antilhas, leste da Colômbia, Venezuela, Suriname, e rumo à região sudeste e região sul do Brasil, até Uruguai e a Patagonia, na Argentina. Trata-se de espécie alimentícia e que pode ser encontrada nos sambaquis brasileiros, do Rio de Janeiro até Santa Catarina. Embora seja uma espécie comum, em 2018 Tagelus plebeius foi colocada no Livro Vermelho do ICMBio; considerada uma espécie pouco preocupante (LC), com a conclusão desta avaliação feita em 2012.