LIVRO III DOS FATOS JURÍDICOS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES - traducción al
Diclib.com
Diccionario en línea

LIVRO III DOS FATOS JURÍDICOS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES - traducción al

Fatos jurídicos; Fato Jurídico; Facto jurídico

século vinte         
PERÍODO ENTRE 1901 E 2000, MARCADO POR GRANDES INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS, MAS TAMBÉM POR INÚMEROS CONFLITOS
Século 20; Século vinte; Séc. XX
двадцатый век
livro de receitas         
LIVRO DE RECEITAS
Livro de receitas
приходная книга
livro de cozinha         
LIVRO DE RECEITAS
Livro de receitas
поваренная книга

Definición

ДВУГРИВЕННЫЙ
русская разменная монета достоинством в 20 коп. Чеканилась из серебра с 1760; разговорное название 20-к. монеты.

Wikipedia

Fato jurídico

Um fato jurídico (português brasileiro) ou facto jurídico (português europeu) é todo o acontecimento de origem natural ou humana que gere consequências jurídicas. Segundo a Teoria Tridimensional do Direito, de Miguel Reale, ao lado da norma e do valor, o fato é elemento constitutivo do próprio direito.

«O fato jurídico, estribado no direito objetivo, dá azo a que se crie a relação jurídica, que submete certo objeto ao poder de determinado sujeito. A esse poder se denomina direito subjetivo.»

Nem todo fato jurídico faz nascer ou perecer um direito, posto que às vezes atua sobre uma relação jurídica já existente. «Fatos jurídicos seriam os acontecimentos, previstos em norma de direito, em razão dos quais nascem, se modificam, subsistem e se extinguem as relações jurídicas.» O fato jurídico lato sensu é o elemento que dá origem aos direitos subjetivos «impulsionando a criação da relação jurídica».

Fato, tout court, é qualquer acontecimento. Mas nem todos os acontecimentos são relevantes para o direito, pois não criam, extinguem ou modificam situações jurídicas. Apenas aqueles fatos que produzem efeitos na seara do direito são chamados fatos jurídicos.

Assim, segundo a doutrina, pode-se conceituar fato jurídico como sendo todo o acontecimento, natural ou humano, capaz de criar, conservar, modificar, ou extinguir relações ou situações jurídicas.