As 500 Milhas de Indianápolis, também chamado de Indianapolis 500 ou simplesmente Indy 500, é uma das três mais tradicionais corridas automobilísticas do mundo e a principal prova do campeonato da IndyCar (br: Fórmula Indy), no Indianapolis Motor Speedway, nos Estados Unidos. É apontada como uma das maiores corridas do planeta. Este evento clássico automobilístico, promocionalmente tido como The Greatest Spectacle in Racing (o maior espetáculo do automobilismo, na tradução livre), é considerado parte da Tríplice Coroa do Automobilismo, que é composto por três dos mais prestigiados eventos do esporte a motor no mundo (o Grande Prêmio de Mônaco e as 24 Horas de Le Mans completam a lista). O circuito oval do Indianapolis Motor Speedway que começou a ser construído em 1909, pouco tempo depois ocorre a primeira edição das 500 Milhas de Indianápolis de 1911, foi uma dos pioneiras nos circuitos ovais.
A capacidade oficial não é divulgada pela gerência de Speedway, mas a capacidade de lugares permanentes é mais de 250 000 espectadores, todavia os patronos do infield, ampliam o atendimento para 300 000 espectadores (durante as míticas 500 Milhas de Indianápolis de 2016 elevaram o atendimento ao público para cerca de 350 000 espectadores, na 100º edição da corrida no ano de 2016 e para prestar tributo a História e a cronologia das corridas iniciada na década de 1900 americana). Este evento no esporte a motor geralmente é marcado nas proximidades do Memorial Day que é um feriado norte-americano que acontece anualmente na última segunda-feira de maio.
Entre 1950 e 1960, a corrida fez parte do calendário da Fórmula 1. Naquela década, para ser chancelada pela Federação Internacional de Automobilismo, uma corrida obrigatoriamente tinha de constar no calendário da Fórmula 1.