horizontino - définition. Qu'est-ce que horizontino
Diclib.com
Dictionnaire ChatGPT
Entrez un mot ou une phrase dans n'importe quelle langue 👆
Langue:     

Traduction et analyse de mots par intelligence artificielle ChatGPT

Sur cette page, vous pouvez obtenir une analyse détaillée d'un mot ou d'une phrase, réalisée à l'aide de la meilleure technologie d'intelligence artificielle à ce jour:

  • comment le mot est utilisé
  • fréquence d'utilisation
  • il est utilisé plus souvent dans le discours oral ou écrit
  • options de traduction de mots
  • exemples d'utilisation (plusieurs phrases avec traduction)
  • étymologie

Qu'est-ce (qui) est horizontino - définition

MUNICÍPIO BRASILEIRO E A CAPITAL DO ESTADO BRASILEIRO DE MINAS GERAIS
Cidade de Minas; Beagá; Pontos turísticos de Belo Horizonte; Arraial do Curral del-Rei; Belo Horizonte (Minas Gerais); Cidade de Belo Horizonte; Belo Horizonte, Minas Gerais; Belo-horizontino; Belo Horizonte (cidade)
  • Avenida Afonso Pena]], no Centro de BH
  • Praça Sete]] e Avenida Afonso Pena em 1908, nos primeiros anos de Belo Horizonte. Acervo [[Museu Histórico Abílio Barreto]]
  • Arquivo Nacional]]
  • O Centro Metropolitano de Especialidades Médicas
  • [[Carnaval de Belo Horizonte]] na rua Outono, no bairro Cruzeiro
  • Sede da [[Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais]]
  • Pataxós em Belo Horizonte, 1984. Autoria: Mana Coelho. Acervo [[Museu Histórico Abílio Barreto]]
  • Sepultura]] durante o ''Metalmania'' de 2007
  • ''O Abraço'', de Ceschiatti, no [[Museu de Arte da Pampulha]]
  • Planta geral da cidade de Belo Horizonte (1895)
  • Praça da Estação]] durante o [[Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua]] (FIT-BH)
  • centro da cidade]]
  • título=Um pouco de história em oito prédios}}</ref>

horizontino      
adj.2g.s.2g. (-1938 cf. IBGE) relativo a Horizonte CE ou o que é seu natural ou habitante
-etim top. Horizonte + - ino
belo-horizontino         
adj (top Belo Horizonte+ino) Relativo a Belo Horizonte, capital de Minas Gerais
sm Homem natural dessa cidade.
novo-horizontino      
adj.s.m. (-1906 cf. IBGE) relativo a Novo Horizonte SP ou o que é seu natural ou habitante
-gram pl.: novo-horizontinos
-etim top. Novo Horizonte + -ino

Wikipédia

Belo Horizonte

Belo Horizonte é um município brasileiro e a capital do estado de Minas Gerais. Sua população estimada pelo IBGE para 1.º de julho de 2021 era de 2 530 701 habitantes, sendo o sexto município mais populoso do país, o terceiro da Região Sudeste e primeiro de seu estado. Com uma área de aproximadamente 331 km², possui uma geografia diversificada, com morros e baixadas. Com uma distância de 716 quilômetros de Brasília, é a segunda capital de estado mais próxima da capital federal, depois de Goiânia.

Cercada pela Serra do Curral, que lhe serve de moldura natural e referência histórica, foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa do estado mineiro sob influência das ideias do positivismo, num momento de forte apelo da ideologia republicana no país. Sofreu um inesperado crescimento populacional acelerado, chegando a mais de um milhão de habitantes com quase setenta anos de fundação. Entre as décadas de 1930 e 1940, ocorreu também o avanço da industrialização, além de muitas construções de inspiração modernista, notadamente as casas do bairro Cidade Jardim, que ajudaram a definir a fisionomia da cidade.

A capital mineira é sede da terceira concentração urbana mais populosa do país. Belo Horizonte já foi indicada pelo Population Crisis Commitee, da ONU, como a metrópole com melhor qualidade de vida na América Latina e a 45.ª entre as 100 melhores cidades do mundo (dados de 2008). Em 2010, a cidade gerou 1,4% do PIB do país, e, em 2013, era o quarto maior PIB entre os municípios brasileiros, responsável por 1,53% do total das riquezas produzidas no país. Uma evidência do desenvolvimento da cidade nos últimos tempos é a classificação da revista América Economía, na qual, já em 2009, Belo Horizonte aparecia como uma das dez melhores cidades latino-americanas para fazer negócios, segunda do Brasil (atrás de São Paulo) e à frente de cidades como Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba.

Belo Horizonte é classificada como uma metrópole e exerce significativa influência nacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Museu de Arte da Pampulha, o Museu de Artes e Ofícios, o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, o Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o Mercado Central e a Savassi, e eventos de grande repercussão, como o Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua (FIT-BH), o Verão Arte Contemporânea (VAC), o Festival Internacional de Curtas e o Encontro Internacional de Literaturas em Língua Portuguesa. É também nacionalmente conhecida como a "capital nacional dos botecos", por existirem mais bares per capita do que em qualquer outra grande cidade do Brasil.