Sur cette page, vous pouvez obtenir une analyse détaillée d'un mot ou d'une phrase, réalisée à l'aide de la meilleure technologie d'intelligence artificielle à ce jour:
Coissã ou coisã (khoisan) é a designação unificadora de dois grupos étnicos do sudoeste de África que partilham algumas características físicas e linguísticas distintas da maioria banta da África. Esses dois grupos são os sãs, também conhecidos por bosquímanos ou boximanes e que são caçadores-coletores, e os cóis, que são pastores e que foram chamados hotentotes pelos colonizadores europeus. Aparentemente, estes povos têm uma longa história, estimada em vários milhares (talvez dezenas de milhares) de anos, mas agora estão reduzidos a pequenas populações, localizadas principalmente no deserto do Calaári, na Namíbia, mas também no Botsuana, em Angola e no deserto do Carru.
São normalmente de pequena estatura, cor da pele acastanhada e com rostos de aparência asiática.
É no seu seio que surge uma reconhecida força especial indígena portuguesa, conhecida como Flechas, criada 1966 pela PIDE/DGS e com quem estavam integrados como organização paramilitar, em que o seu modo de atuação em operações de reconhecimento independentes era pautado pelo espartanismo e a discrição. Este conceito de utilização operacional será copiado pelas forças armadas da África do Sul, a quem este povo prestou colaboração, pelo que será dramático mais tarde o quase desaparecimento deste com a cessação geral do conflito pela Independência de Angola, pela perseguição que lhe foi feita pelo MPLA, e no Sudeste Africano nos finais de 1980.