patria potestas - définition. Qu'est-ce que patria potestas
Diclib.com
Dictionnaire ChatGPT
Entrez un mot ou une phrase dans n'importe quelle langue 👆
Langue:     

Traduction et analyse de mots par intelligence artificielle ChatGPT

Sur cette page, vous pouvez obtenir une analyse détaillée d'un mot ou d'une phrase, réalisée à l'aide de la meilleure technologie d'intelligence artificielle à ce jour:

  • comment le mot est utilisé
  • fréquence d'utilisation
  • il est utilisé plus souvent dans le discours oral ou écrit
  • options de traduction de mots
  • exemples d'utilisation (plusieurs phrases avec traduction)
  • étymologie

Qu'est-ce (qui) est patria potestas - définition

MAIS ELEVADO ESTATUTO FAMILIAR (STATUS FAMILIAE) NA ROMA ANTIGA
Pater; Pater familia; Patria potestas
  • Cidadão romano vestindo uma túnica da época.

Pater familias         
Pater familias (plural: patres familias) era o mais elevado estatuto familiar (status familiae) na Roma Antiga, sempre uma posição masculina. O termo é latino e significa, literalmente, "pai de família".
Deus, Pátria, Autoridade         
FILME REALIZADO PELO REALIZADOR PORTUGUÊS RUI SIMÕES
Deus Pátria Autoridade; Deus pátria autoridade; Deus, pátria e autoridade; Deus, pátria & autoridade; Deus, Pátria & Autoridade; Deus, Pátria e Autoridade
Deus, Pátria, Autoridade (1975) é um filme português de Rui Simões (cineasta), um documentário de longa-metragem de actualidades históricas que retrata o regime fascista de António de Oliveira Salazar. Deus, Pátria, Autoridade – artigo em Revelações "Deus, Pátria e Autoridade" de Rui Simões, exibido de novo no antigo Cinema Roma – 18 de maio 2014 Deus, Pátria, Autoridade – artigo de Pedro Serra em Desumidificador
Pátria Minha         
TELENOVELA BRASILEIRA
Pátria minha
| abertura = "Onde o Céu Azul é Mais Azul (Instrumental)", Felicidade Suzy

Wikipédia

Pater familias

Pater familias (plural: patres familias) era o mais elevado estatuto familiar (status familiae) na Roma Antiga, sempre uma posição masculina. O termo é latino e significa, literalmente, "pai de família".

A forma é irregular e arcaica em latim, preservando a antiga terminação do genitivo em -as. O termo pater se refere a um território ou jurisdição governado por um patriarca. O uso do termo no sentido de orientação masculina da organização social aparece pela primeira vez entre os hebreus no século IV para qualificar o líder de uma sociedade judaica; o termo seria originário do grego helenístico para denominar um líder de comunidade. A palavra pátria é derivada desse termo. Pátria relaciona-se ao conceito de país, do italiano paese, por sua vez originário do latim pagus, aldeia, donde também vem pagão. Pátria, patriarcado e pagão tem a mesma raiz.

Segundo Joseph Campbell os hebreus foram os primeiros a usar o termo pai para denominar o que até então era a Deusa Mãe ou Mãe Terra, a religião entre os antigos que cultuava a mulher. Ainda segundo Campbell, a convenção do termo entre os hebreus teria origem nas constantes perseguições religiosas e no desterramento que isso acarretava, ocasionando a perda da identidade territorial.