Pneumócito (célula epitelial que reveste alvéolos pulmonares) - traduzione in russo
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

Pneumócito (célula epitelial que reveste alvéolos pulmonares) - traduzione in russo

Alvéolos; Saco alveolar; Alvéolos pulmonares; Alvéolo

Pneumócito (célula epitelial que reveste alvéolos pulmonares)      
пневмоцит (эпителиальная клетка, выстилающая легочные альвеолы)
alvéolo         
ячейка (пчелиная), (анат.) альвеола
alvéolos         
укладки (стеллажей)

Definizione

alvéolo
sm (lat alveolu)
1 Célula onde as abelhas depositam as larvas e o mel.
2 Casulo.
3 Bot Cada uma das pequenas cavidades no receptáculo glabro de plantas compostas.
4 Bot Poro de fungos tais como o políporo.
5 Bot Peritécio oco de certos fungos.
6 Anat Ácino de uma glândula.
7 Qualquer pequena cavidade ou depressão.
elem comp (lat alveolu) O mesmo que alveoli: alvéolo-dental.

Wikipedia

Alvéolo pulmonar

Os alvéolos pulmonares são estruturas de pequena dimensão, localizadas no final dos bronquíolos, onde se realiza a troca gasosa. O conjunto desses alvéolos existente em cada extremidade dos bronquíolos é denominado saco alveolar.

São cavidades diminutas que se encontram formando os pulmões nas paredes dos vasos menores e dos sacos aéreos. Por fora dos alvéolos há redes de capilares sanguíneos, derivadas dos vasos sanguíneos da pequena circulação. As paredes alveolares são muito finas e são compostas por uma camada única de células epiteliares planas, os pneumócito tipo I. As moléculas de oxigênio e de dióxido de carbono difundem com facilidade por essas células, dos alvéolos para os capilares e vice-versa. Nesse epitélio também se encontram células de formato cúbico , os pneumócitos tipo II, que secretam o surfactante pulmonar. Essa substância reduz a tensão superficial dos líquidos pulmonares, que podem oferecer resistência considerável à expansão alveolar.[sem fontes]

A hematose pulmonar, ou troca gasosa ocorre durante a respiração orgânica do ser vivo e é o processo onde o oxigénio é conduzido até os alvéolos no pulmão, passa para a corrente sanguínea para ser conduzido pelas hemácias e futuramente entrar nas células e ocasionar a respiração aeróbia na presença da glicose. Na hematose também ocorre o processo de eliminação do dióxido de carbono, produzido pela combustão combinada da glicose com o oxigénio, como resultado da respiração celular.

O corpo humano é projetado para trabalhar ao nível do mar, por isto em voos de aeronaves a altitudes acima de 8 500 metros, devido à pressão atmosférica se ir reduzindo conforme a altitude, o ar começa a ficar muito rarefeito, então é necessário pressurizar a cabine da aeronave de maneira a se garantir uma coluna de pressão suficiente para que estes alvéolos pulmonares possam absorver o oxigénio do ar.

Cada alvéolo recebe ramificações de um bronquíolo. Nos alvéolos realizam-se as trocas gasosas entre o meio ambiente (o ar) e o organismo (através do sangue), graças à membrana muito fina que os reveste e abriga inúmeros vasos sanguíneos bem finos, os capilares.

Nos alvéolos pulmonares ocorre a hematose pulmonar, na qual o alvéolo fornece oxigénio da respiração ao sangue e o sangue expele dióxido de carbono, vapor da água e outros gases tóxicos, que mais tarde será expelida, na expiração.