Rio Grande do Norte; Rio Grande do Norte - traduzione in russo
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

Rio Grande do Norte; Rio Grande do Norte - traduzione in russo

UNIDADE FEDERATIVA DO BRASIL
Norte-riograndense; Rio Grande do Norte (Brasil); Rio Grande de Norte; RGN; Estado do Rio Grande do Norte
  • acessodata=7 de fevereiro de 2014}}</ref>

Rio Grande do Norte         
Рио-Гранде-до-Норте (штат Бразилии)
Rio Grande do Norte         
Рио-Гранде-до-Норте (штат Бразилии)
sul-rio-grandense         
  • [[Proclamação da República Rio-Grandense]] em 1836 pelo [[general]] [[Antônio de Souza Netto]], [[aquarela]] de [[Antônio Parreiras]] (1915).
  • Osório]], próximo a [[Porto Alegre]]
  • Clima do Rio Grande do Sul.
  • Território do Rio Grande do Sul, em 1763, após a invasão espanhola.
  • Arquivo Nacional]].
  • Arquivo Nacional.]]
  • Arquivo Nacional]].
житель штата Рио-Гранде-ду-Сул (Бразилия)

Definizione

Кампина-Гранди
(Campina Grande)

город на С.-В. Бразилии, в штате Параиба. 196 тыс. жителей (1970). Ж.-д. станция. Центр текстильной и пищевой промышленности. Чёрная металлургия. Химические, мебельные, кожаные предприятия.

Wikipedia

Rio Grande do Norte

Rio Grande do Norte é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado a nordeste da Região Nordeste e tem por limites o Oceano Atlântico a norte a leste, a Paraíba a sul e o Ceará a oeste. É dividido em 167 municípios e sua área total é de 52 809,601 km², o que equivale a 3,42% da área do Nordeste e a 0,62% da superfície do Brasil, sendo um pouco maior que a Costa Rica. Com uma população de mais de 3,5 milhões de habitantes, o Rio Grande do Norte é o décimo sexto estado mais populoso do Brasil, possuindo o segundo melhor IDH e a maior renda per capita da região Nordeste e a melhor expectativa de vida do Norte-Nordeste, chegando a 76,0 anos, a nona maior do país.

A história inicia-se a partir do povoamento do território que hoje é o Brasil, quando houve uma onda de migrações para os Andes, depois para o Planalto do Brasil, a região Nordeste, até chegarem ao Rio Grande do Norte. Ao longo de sua história, seu território sofreu invasões de povos estrangeiros, sendo os principais os franceses e holandeses. Em 1535, a então Capitania do Rio Grande estaria sendo doada pelo rei D. João III a João de Barros. Em 1822, quando o Brasil conquistou sua independência do Império Português, o Rio Grande do Norte passaria a se tornar província e, com a queda da monarquia e a consequente proclamação da república em 1889, a província se transforma em um estado, tendo como primeiro governador Pedro de Albuquerque Maranhão. A capital do estado é Natal e sua atual governadora é Fátima Bezerra, eleita nas eleições estaduais realizadas em 2018.

Devido à sua localização geográfica, que forma um vértice a nordeste da América do Sul, o Rio Grande do Norte é tido como uma das "esquinas" do Brasil e do continente, posição que também lhe confere uma grande projeção para o Atlântico (a maior dentre os estados brasileiros). Seu litoral, com extensão aproximada de quatrocentos quilômetros, é um dos mais famosos do Brasil. Na economia, destaca-se o setor de serviços. Devido ao seu clima semiárido em parte do litoral norte, o Rio Grande do Norte é responsável pela produção de mais 95% do sal brasileiro. Na bandeira nacional brasileira, o estado é representado pela estrela Shaula, da constelação de Scorpius.