pícrico - traduzione in
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

pícrico - traduzione in

COMPOSTO QUÍMICO
Ácido Pícrico; Picrato

picrato         
{m}
- пикрат (соль пикриновой кислоты)
picrato         
пикрат (соль пикриновой кислоты)
pícrico      
- (хим.) пикриновый

Definizione

pícrico
adj (picro+ico2) Quím Diz-se de um ácido forte, cristalino, amarelo, de gosto amargo, tóxico, explosivo, produzido comumente pela nitrificação de ácidos fenolsulfônicos ou clorobenzeno; é usado principalmente em explosivos de alto poder, como corante biológico, anti-séptico e precipitante para bases orgânicas e hidrocarbonetos policíclicos; também chamado ácido carbozótico.

Wikipedia

Ácido pícrico

O ácido pícrico é um composto altamente explosivo que antigamente foi utilizado na fabricação de armamentos, principalmente na produção de granadas, mas também, na produção de fármacos contra queimaduras. Esse ácido reage com a creatinina do sangue (a reação produz um tom amarelado). Com isso pode se medir a quantidade de creatinina no sangue.

Também conhecido como trinitrofenol, sólido de cor amarela, altamente tóxico e de forte acidez, é sensível ao choque, explode a 300 °C.

Usos: na medicina; na indústria para tingimentos, baterias elétricas, ataque químico à amostras de metais para análise metalográfica.

Irritante para a pele, olhos e trato respiratório. A inalação pode causar danos aos pulmões. A exposição crônica pode causar danos hepáticos ou renais.

É um subproduto residual da fabricação do ácido adípico pela oxidação do ciclohexanol e ciclohexanona com ácido nítrico.

Deve-se a Eugène Turpin, químico francês, a síntese do ácido pícrico.