raio efectivo da Terra - traduzione in russo
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

raio efectivo da Terra - traduzione in russo

Raio da Terra; Raios terrestres; Raio médio da Terra

raio efectivo da Terra      
эффективный радиус Земли
raio efectivo da Terra      
эффективный радиус Земли
centro da Terra         
  • alt=Baseado em: Booyabazooka - http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/b/b7/Oceanic-continental_convergence_Fig21oceancont.svg, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3260825
REGIÃO INTERNA DA TERRA
Camadas da terra; Nife; Camadas da Terra; Centro da Terra
центр Земли

Definizione

Южный материк
Австралия, Буве, о., Дрейка пролив, Новая Зеландия, Эстадос, Южные Шетландские о-ва

Wikipedia

Raio terrestre

O Raio terrestre (denotado pelos símbolos RTerra, R E {\displaystyle R_{E}} ou R e E N {\displaystyle {\mathcal {R}}_{\mathrm {eE} }^{\mathrm {N} }} ) é a distância do centro da Terra a um ponto na superfície ou próximo a ela. Aproximando a figura da Terra por um esferoide terrestre, o raio varia de um máximo de quase 6.378 km (raio equatorial, denotado a) a um mínimo de quase 6.357 km (raio polar, denotado b).

Um raio nominal terrestre às vezes é usado como uma unidade de medida em astronomia e geofísica, que é recomendado pela União Astronômica Internacional como o valor equatorial.

Um valor médio global é geralmente considerado como 6.371 quilômetros com uma variabilidade de 0.3% (+/- 10 km) pelas seguintes razões. A União Internacional de Geodésia e Geofísica (IUGG) fornece três valores de referência: o raio médio (R1) de três raios medidos em dois pontos do equador e um pólo; o raio autálico, que é o raio de uma esfera com a mesma área superficial (R2); e o raio volumétrico, que é o raio de uma esfera com o mesmo volume do elipsóide (R3). Todos os três valores são cerca de 6.371 quilômetros.

Outras maneiras de definir e medir o raio da Terra envolvem o raio de curvatura. Algumas definições produzem valores fora da faixa entre o raio polar e o raio equatorial porque incluem topografia local ou geoidal ou porque dependem de considerações geométricas abstratas.