Ênio (mitologia) - definizione. Che cos'è Ênio (mitologia)
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:     

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

Cosa (chi) è Ênio (mitologia) - definizione

Enio (mitologia)

Ênio (mitologia)         
(em grego Ένυώ, "horror") ou Enio, na mitologia grega, é uma deusa conhecida pelo epíteto de «Destruidora de Cidades» e frequentemente representada coberta de sangue e levando armas de guerra. Filha de Zeus e Hera, e em algumas versões, filha ou irmã de Éris, com frequência é retratada junto a Fobos e Deimos como aquela que castiga com uma vara.
Mitologia suméria         
Os sumérios eram adeptos de uma religião politeísta caracterizada por deuses e deusas antropomórficos representando forças ou presenças no mundo material, noção esta bastante presente na posterior mitologia grega. Diante fartas evidências arqueológicas de raríssima preservação, compreende-se diante das traduções acerca de suas inscrições, que as divindades sumérias originalmente, chamados Anunáqui, ou "Aqueles que dos Céus Vieram", criaram a espécie humana com a finalidade de que lhes servissem de trabalhadores, atendendo as designações dadas pelas divindades.
Ênio Ângelo Vecchi         
Enio Angelo Vecchi (São Paulo) é um treinador brasileiro de basquetebol.

Wikipedia

Ênio (mitologia)

Ênio (português brasileiro) ou Énio (português europeu) (em grego Ένυώ, "horror") ou Enio, na mitologia grega, é uma deusa conhecida pelo epíteto de «Destruidora de Cidades» e frequentemente representada coberta de sangue e levando armas de guerra. Filha de Fórcis e Ceto, era uma das Greias, que eram caracterizadas, segundo Hesíodo, como velhas por terem cabelos completamente brancos. Em alguns mitos, dizia-se que quando Ênio dava o golpe final, seu corpo se transformava em fogo.

Em algumas fontes micênicas e clássicas, Enialio, deus da guerra, era tido como filho de Ênio e Ares.

Em Tebas e Orcômeno se celebrava um festival chamado Homolóia (Όμολώϊα) em homenagem a Zeus, Deméter, Atena e Ênio, e dizia-se que Zeus havia recebido esse epíteto a partir de Homolois, uma sacerdotisa de Ênio.

Uma estátua de Ênio, feita pelos filhos de Praxíteles, encontrava-se no templo de Ares em Atenas quando Pausânias o visitou.