Óptico - definizione. Che cos'è Óptico
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

Cosa (chi) è Óptico - definizione

Ótica; Óptico; Óptica física; Óptica eletromagnética; Optica

Óptica         
f.
Tratado da luz e das leis que presidem à visão.
Fig.
Perspectiva.
(Lat. "optica")
Óptica         
borda|miniaturadaimagem|200x200px|Animação representando a dispersão de um feixe de luz contínuo.|alt=
Óptico         
adj.
Relativo à visão.
Concernente à óptica.
Anat.
Diz-se do nervo encephálico, que se reparte em dois, cada um dos quaes se dirige ao globo ocular e o atravessa, formando a retina.
Mathem.
Diz-se do ângulo, que tem o vértice no ôlho do observador e cujos lados passam pelas extremidades de qualquer das dimensões do objecto observado.
Phís.
Diz-se do eixo, que passa pelo centro da pupilla e do ôlho.
Diz-se do poder ou boas condições, que um apparelho tem, para por elle se observar distintamente um objecto e as suas particularidades.
m.
Aquele que é versado em óptica.
Fabricante de instrumentos de óptica.
(Gr. "optikos")

Wikipedia

Óptica

A óptica (português brasileiro) ou ótica (português europeu) (do grego antigo ὀπτική, transliterado como optiké, significando "visão") é o ramo da Física que estuda os fenômenos que têm como causa determinante a energia radiante. A óptica explica, a partir das proposições quanto às trajetórias seguidas pela luz, o estudo da natureza constitutiva da luz, as causas dos defeitos de visão, projeção de imagens, funcionamento de espelhos, a estrutura atômica, entre outras aplicações.

Os estudos relacionados à óptica vão além da luz visível, de forma a abranger outros tipos de radiação eletromagnética, seja ela infravermelha, ultravioleta, raios X, micro-ondas, ondas de rádio ou raios gama. A óptica, nesse caso, pode se enquadrar como uma divisão do eletromagnetismo e devido à dualidade onda-partícula algumas propriedades da óptica são áreas de estudos da mecânica quântica.

A óptica também está presente em outras áreas de estudo. Na medicina destaca-se o estudo do olho humano e das lentes corretivas, bem como no uso de lasers em procedimentos cirúrgicos. Temos também presentes na astronomia através dos telescópios e na fotografia pelas lentes, além de estar presente no uso cotidiano, tendo como principal exemplo os espelhos.

Podemos dividir o estudo da óptica de acordo com sua amplitude de estudo:

  • Óptica geométrica: trata a luz como um conjunto de raios que cumprem o princípio de Fermat. Utiliza-se no estudo da transmissão da luz por meios homogêneos (lentes e espelhos), a reflexão e a refração. Compreende o estudo de fatos relativamente simples, usando a construção geométrica e leis empíricas representando o percurso retilíneo dos raios de luz. Ela classifica dois tipos de corpos: os corpos que produzem e emitem luz, chamados de fonte primária de luz ou corpos luminosos. E também os corpos que enviam a luz que recebem, aqueles que não produzem Luz, chamadas de fontes secundárias de luz ou corpos iluminados;
  • Óptica ondulatória: considera a luz como uma onda plana, tendo em conta sua frequência e comprimento de onda. Utiliza-se para o estudo da difração e interferência;
  • Óptica eletromagnética: considera a luz como uma onda eletromagnética, explicando assim a reflexão e transmissão, e os fenômenos de polarização e anisotrópicos;
  • Óptica quântica ou óptica física: estudo quântico da interação entre as ondas eletromagnéticas e a matéria, no que a dualidade onda-corpúsculo representa uma função crucial.