exógena - definizione. Che cos'è exógena
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

Cosa (chi) è exógena - definizione

ENTRADA, DESENVOLVIMENTO E MULTIPLICAÇÃO DE UM PATÓGENO NO CORPO DE UM ORGANISMO VIVO
Infeção; Infecções; Infeccioso; Infecção exógena; Infecção endógena; Infecciosa; Infecção viral; Infecções virais; Infeções; Doenças infetocontagiosas

exógeno         
Exógeno
adj (exo+geno)
1 Que cresce exteriormente ou para fora.
2 Que se encontra à superfície.
3 Miner Designativo das rochas e depósitos minerais que resultam dos processos geológicos que se realizam na superfície da Terra ou perto desta superfície. Var: exogêneo.
Exógeno         
Exógeno
adj.
Que cresce exteriormente, ou para fóra.
Que está à superfície.
Bot.
O mesmo que dicótilo.
(Do gr. exo + gene)
exógeno      
/z/ adj. (-1858 cf. MS 6 )
1 que provém do exterior, que se produz no exterior (do organismo, do sistema), ou que é devido a causas externas
1.1 -bio que se origina, desenvolve ou reproduz a partir da membrana celular que reveste um órgão ou organismo (diz-se de outro órgão, estrutura etc.)
esporo e. camada e.
1.2 -geol originado na superfície terrestre [p.ex., o caso da denudação, da deposição] (diz-se de processo geológico); exogênico, exogenético F cf. fator exógeno , rocha exógena
-etim 1 exo- + geno -ant endógeno -par exógino/z/ (adj.)

Wikipedia

Infecção

Infecção (português brasileiro) ou infeção (português europeu) é a invasão de tecidos corporais de um organismo hospedeiro por parte de organismos capazes de provocar doenças; a multiplicação destes organismos; e a reação dos tecidos do hospedeiro a estes organismos e às toxinas por eles produzidas. Uma doença infecciosa corresponde a qualquer doença clinicamente evidente que seja o resultado de uma infeção, presença e multiplicação de agentes biológicos patogénicos no organismo hospedeiro.

As infecções são causadas por agentes infecciosos, como os vírus, viroides e priões, por micro-organismos como as bactérias, por nematódeos, por artrópodes como as carraças, ácaros, pulgas e piolhos, por fungos e por outros macroparasitas. O hospedeiro é capaz combater a infeção através do seu sistema imunitário. Os mamíferos reagem à infecção através do sistema imune inato, um processo que envolve muitas vezes a inflamação à qual sucede uma resposta do sistema imune adquirido.


As infecções ainda podem ser classificadas em:

a) Infecção nosocomial: Infecção relacionada a procedimentos ou internação hospitalar;

b) Infecção iatrogênica: Infecção ocasionada por uma intervenção médica (procedimento médico).

c) Infecção subclínica: Infecção assintomática por um microrganismo patogênico, apesar de produzir uma resposta imunológica;

d) Infecção oportunista: Infecção causada por microrganismos que normalmente não são patogênicos, mas em pessoas com imunidade comprometida causam doenças.

  1. Infecção oportunista: