extrospecção - definizione. Che cos'è extrospecção
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

Cosa (chi) è extrospecção - definizione


extrospecção         
sf (lat extro(rsu)+spectu+suf ione) Psicol Método de observação psicológica, que se atém aos fenômenos do mundo exterior
Antôn: introspecção
Var: extrospeção.
Extrospecção         
A extrospecção consiste no uso de métodos científicos objetivos para estudar o comportamento e ambiente diretamente. Se opõe à introspecção que análise a si mesmo por exemplo refletindo sobre seus próprios comportamentos.

Wikipedia

Extrospecção

A extrospecção consiste no uso de métodos científicos objetivos para estudar o comportamento e ambiente diretamente. Se opõe à introspecção que análise a si mesmo por exemplo refletindo sobre seus próprios comportamentos. Pode ser feita em campo e em laboratório.

Segundo Paul Ricoeur (1969): "a introspecção sozinha seria um estéril conflito de personalidades, de percepções subjetivas, onde a opinião substitui a lei, a literatura substitui a ciência e a intuição, a técnica." e por isso a extropecção é necessária para tornar a psicologia uma ciência respeitada.

Na extrospecção observador registra o comportamento da pessoa observada. Esta observação pode ser feita por várias pessoas, pode ser repetida e geralmente o observador procura influenciar o mínimo para evitar seu viés. É o único método aceito pela filosofia positivista de investigação do comportamento.

O behaviorismo por se propôr a seguir o método mais cientificamente confiável e utilização apenas de fatos observáveis e registráveis utiliza frequentemente a extrospecção em seus experimentos considerando a introspecção um método não confiável. Mas não se trata de ignorar o interno. É importante ressaltar que mesmo o estudo do cérebro e outros órgãos internos pode ser feito através da extrospecção, por exemplo verificando a reação do cérebro a estimulações elétricas, e o behaviorismo radical leva em conta os estudos em neurobiologia em suas análises.

É frequente o uso de câmeras, fotografias, gravadores e anotações como forma de registrar a observação.