rolete - definizione. Che cos'è rolete
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

Cosa (chi) è rolete - definizione

CURVA MATEMÁTICA
  • A roda quadrada
  • Animação de uma rolete de uma parábola sobre outra, resultando uma [[Cissoide de Diocles]]

Rolete      
m.
Pequeno rôlo.
Instrumento, com que os chapeleiros endireitam o fundo dos chapéus.
Ant.
Trança de cabello, enrolada em espiral no alto da cabeça.
Açor.
A parte mais grossa e central do rodeiro do carro.
Bras. do N.
Rodela de cana descascada, para se chupar.
(De "rôlo")
rolete      
(ê) sm (rolo1+ete)
1 Pequeno rolo.
2 Instrumento de chapeleiro para enfortir ou endireitar o fundo dos chapéus.
3 Entrenó da cana.
4 Rodela de cana descascada para se chupar.
5 Paus cilíndricos sobre que deslizam os barcos para a água.
6 Pedaços de pau, curtos e roliços, sobre que deslizam as toras de madeira que se encontram em lugares impossibilitados de acesso de transporte.
Rolete (curva)         
Em geometria diferencial de curvas, uma rolete é um tipo de curva, generalizando cicloides, epicicloides, hipocicloides, trocoides e evolventes.

Wikipedia

Rolete (curva)

Em geometria diferencial de curvas, uma rolete é um tipo de curva, generalizando cicloides, epicicloides, hipocicloides, trocoides e evolventes.

De forma geral, é a curva descrita por um ponto (denominado gerador ou polo) pertencente a uma curva dada que rola sem deslizar sobre uma outra curva dada e que permanece fixa. Mais precisamente, dada uma curva em um plano que se move tal que a curva rola sem deslizar ao longo de uma dada curva em um plano fixo ocupando o mesmo espaço, então um ponto pertencente ao plano móvel descreve uma curva no plano fixo denominada rolete.

Na animação ao lado, a curva fixa (em azul) é uma parábola, a curva móvel (em verde) é outra parábola igual à azul, e o gerador é o vértice da parábola rolante, que descreve a rolete (em vermelho). Neste caso a rolete é a Cissoide de Diocles.

Quando a curva rolante é uma reta e o gerador é um ponto sobre a reta, a rolete é denominada evolvente da curva fixa. Se a curva rolante é um círculo e a curva fixa é uma reta, a rolete é uma trocoide. Se, neste caso, o ponto está sobre o círculo, então a rolete é uma cicloide.

Se, ao invés de um simples ponto fixo ser marcado na curva girante outra dada curva é carregada junto com o plano móvel, uma família de curvas congruentes é produzida. O envelope desta família também pode ser chamado de rolete.

Um conceito relacionado é uma glissete, a curva descrita por um ponto ligado a uma dada curva quando esta desliza sobre duas (ou mais) curvas dadas.

Formalmente falando, as curvas devem ser diferenciáveis no plano euclidiano. Uma permanece invariante, e a outra é submetida a uma transformação congruente contínua, tal que para todo tempo as curvas são tangentes em um ponto de contato que se move com a mesma velocidade ao longo de qualquer das curvas. A rolete resultante é formada pelo lugar geométrico do gerador sujeito ao mesmo conjunto de transformações congruentes.

Modelando as curvas originais no plano complexo, sejam r , f : R C {\displaystyle r,f:\mathbb {R} \to \mathbb {C} } parametrizações distintas tal que r(0)=f(0), r′(0)=f′(0), e |r′(t)|=|f′(t)|≠0 para todo t. A rolete de p C {\displaystyle p\in \mathbb {C} } quando r rola sobre f é então dada pelo mapeamento

t f ( t ) + ( p r ( t ) ) f ( t ) r ( t ) . {\displaystyle t\mapsto f(t)+(p-r(t)){f'(t) \over r'(t)}.}

Roletes em espaços de maiores dimensões podem ser imaginadas, mas são necessário mais parâmetros que apenas tangentes.