rufião - definizione. Che cos'è rufião
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

Cosa (chi) è rufião - definizione

ALGUÉM QUE PROCURA E ADMINISTRA CLIENTES PARA UMA PROSTITUTA
Chulo; Cáften; Rufião; Cafetina; Cafetão; Cafetões

Rufião         
m.
Aquele que briga por causa de mulheres de má nota.
Aquele que vive à custa de mulheres.
Alcoviteiro.
(Cp. cast. "rufián")
rufião         
sm (fr rufian)
1 Indivíduo de mau caráter e sem dignidade, que controla meretrizes, à custa de quem vive e por quem toma partido, envolvendo-se em brigas com outros; proxeneta.
2 Alcoviteiro.
3 Zootécn Cavalo orquiectomizado, destinado a descobrir no campo as éguas que estão no cio e que serão cobertas pelo garanhão, o qual poderia desperdiçar seu sêmen com as que não se encontram nesta fase.
4 Reg (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) Namorador, conquistador
Fem: rufiona. Pl: rufiães e rufiões.
cáften         
sm (lunfardo cáften) O mesmo que rufião, acepção 1
Fem: caftina.

Wikipedia

Proxeneta

Um proxeneta, vulgarmente conhecido por cafetão ou rufião no Brasil e por chulo em Portugal, é alguém que pratica o proxenetismo, ou seja, procura e administra clientes para uma prostituta, além de facilitar a sua prostituição, seja em bordéis ou na prostituição de rua, de modo a ganhar uma parte de seus rendimentos.

Costumeiramente, um proxeneta não força prostitutas a ficarem com ele, embora alguns poucos recorram ao uso da força para mantê-las submissas e/ou maximizar seus lucros. Um proxeneta também costuma oferecer proteção a suas prostitutas de clientes abusivos e de proxenetas e prostitutas rivais. A prática é ilegal na maior parte dos países, atualmente.

A maioria das pessoas que trabalha como proxeneta é homem, porém existem mulheres proxenetas, embora raramente na prostituição de rua. Uma mulher proxeneta é chamada de cafetina no Brasil. Uma mulher que gerencia prostitutas é geralmente chamada de "madame" (ou "Mama-san", no Japão e em alguns países orientais).

Por diversas vezes os proxenetas em início de "carreira" se apresentam inicialmente como amantes ou figuras paternas para as prostitutas, que podem ser pessoas que fugiram de casa ou que tenham uma estrutura familiar disfuncional, antes de introduzi-las à prostituição e/ou à dependência de drogas. O relacionamento entre o cafetão e a prostituta pode ser abusivo e até mesmo violento, com o proxeneta frequentemente fazendo uso de manipulação, intimidação psicológica, e força física para controlar os membros de seu "rebanho".