Painel do Infante (Painéis de São Vicente de Fora) - definitie. Wat is Painel do Infante (Painéis de São Vicente de Fora)
Diclib.com
Woordenboek ChatGPT
Voer een woord of zin in in een taal naar keuze 👆
Taal:

Vertaling en analyse van woorden door kunstmatige intelligentie ChatGPT

Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:

  • hoe het woord wordt gebruikt
  • gebruiksfrequentie
  • het wordt vaker gebruikt in mondelinge of schriftelijke toespraken
  • opties voor woordvertaling
  • Gebruiksvoorbeelden (meerdere zinnen met vertaling)
  • etymologie

Wat (wie) is Painel do Infante (Painéis de São Vicente de Fora) - definitie

UM DOS SEIS PAINÉIS QUE CONSTITUEM O POLÍPTICO PAINÉIS DE SÃO VICENTE DE FORA ATRIBUÍDO A NUNO GONÇALVES
  • O Painel do Infante.

Painel do Infante (Painéis de São Vicente de Fora)         
O Painel do Infante é um dos seis daqueles que constituem os chamados Painéis de São Vicente de Fora, que são muitas vezes atribuídos a Nuno Gonçalves, que estão no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.
Painéis de São Vicente de Fora         
POLÍPTICO DE NUNO GONÇALVES
Painéis de São Vicente
Os Painéis de São Vicente de Fora é um políptico composto por 6 painéis possivelmente criados pelo pintor português Nuno Gonçalves, pintor régio de D. Afonso V.
São Vicente de Fora         
ANTIGA FREGUESIA DE LISBOA, PORTUGAL
São Vicente de Lisboa
São Vicente de Fora é uma parte da cidade e antiga freguesia portuguesa do município de Lisboa, com de área. Em 2011 tinha habitantes ().

Wikipedia

Painel do Infante (Painéis de São Vicente de Fora)

O Painel do Infante é um dos seis daqueles que constituem os chamados Painéis de São Vicente de Fora, que são muitas vezes atribuídos a Nuno Gonçalves, que estão no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa. Recebeu este apelido por se acreditar que nele possa estar a presença do Infante D. Henrique, imagem aliás coincidente com a teoria de que é um retrato do mesmo na contemporânea "Crónica da Guiné", de Gomes Eanes de Zurara. Para alguns teóricos, seguindo a mesma tese, pensa que este painel possa representar a "queda" da Casa de Avis e a tomada do poder por D. Afonso V. No entanto, há outros que antes pelo contrário a glorificação da mesma onde o seu irmão D. Pedro de Coimbra seria a figura de maior relevo.

Em 2018, Fernando Branco estabeleceu a relação entre a Crónica do Infante Santo D. Fernando (Frei João Álvares, séc. XV)  e os Painéis de S. Vicente mostrando que estes, ilustram uma veneração ao Infante Santo e aos seus companheiros de martírio, na sequência do desastre de Tânger. São seis quadros cronológicos, em dois trípticos, em que este painel é o quinto V. A Glorificação do Infante Santo (9/6/1443)”. Representa a glorificação do Infante Santo pelo S. Vicente na presença da alta nobreza da Casa de Aviz. São eles, a partir da frente, à direita: o Infante Santo, de joelhos; o jovem Rei D. Afonso V e o regente D. Pedro (homem do chapeirão); à esquerda a futura Rainha D. Isabel de Aviz (noiva do rei) e atrás a Duquesa D. Isabel de Borgonha, irmã do regente e muito empenhada na salvação do irmão Infante Santo. Todos eles estão identificados por vários pormenores deixados pelo pintor. A cena passa-se ficticiamente no domingo de Pentecostes, 4 dias após a sua morte, o que é identificado pelo texto do Evangelho de S. João/missa do Espírito Santo apresentado no livro que S. Vicente mostra. Esta cena é semelhante à descrita na Crónica (youtube Novos Painéis de S. Vicente livro).