fuga - definitie. Wat is fuga
Diclib.com
Woordenboek ChatGPT
Voer een woord of zin in in een taal naar keuze 👆
Taal:

Vertaling en analyse van woorden door kunstmatige intelligentie ChatGPT

Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:

  • hoe het woord wordt gebruikt
  • gebruiksfrequentie
  • het wordt vaker gebruikt in mondelinge of schriftelijke toespraken
  • opties voor woordvertaling
  • Gebruiksvoorbeelden (meerdere zinnen met vertaling)
  • etymologie

Wat (wie) is fuga - definitie

Fuga (música)

Fuga         
f.
Acto ou effeito de fugir.
Saída; retirada.
Subterfúgio.
Orifício, por onde o folle toma vento.
Orifício dos apparelhos de destillação.
Composição musical, cujas diversas partes correspondem a diversos assumptos e que se ligam com grande difficuldade.
Prov. trasm.
Parte da rabiça, entre o teiró e o ferro.
Mathem.
Pontos de fuga, pontos de duas rectas, divididas homographicamente, tendo cada um de uma dellas, por ponto homólogo na outra, o ponto ao infinito.
(Lat. fuga)
fuga         
sf (lat fuga)
1 Ato ou efeito de fugir.
2 Saída, retirada, partida rápida para escapar a perseguições.
3 Escape de um gás ou líquido do recipiente.
4 Orifício por onde sai ar, fumo, gás, luz etc.
5 Orifícios ou abertura de qualquer aparelho de destilação de álcool.
6 Lugar (rombo, fenda etc.) por onde escapa algum líquido ou gás de um recipiente.
7 Óculo de arejamento.
8 Mús Peça musical polifônica, na qual se desenvolve um tema, em contraponto.
9 Escapatória, subterfúgio.
10 Espaço, margem, sobra.
11 Ocasião, oportunidade.
12 Eletr Perda de energia elétrica ou magnética, por dispersão.
13 Tecn Disparo de máquina ou motor
Pontos de f.: em desenho, pontos de duas retas divididas homograficamente, tendo cada um, por ponto homólogo, na outra reta, o ponto ao infinito. Pôr em fuga: afugentar
Pôr-se em fuga: fugir.
Fuga         
thumb|right|250px|Fuga a seis vozes da obra [[Oferenda Musical, manuscrito de Johann Sebastian Bach.]]

Wikipedia

Fuga

Fuga em música, é um estilo de composição contrapontista, polifônica e imitativa, de um tema principal, com sua origem na música barroca. Na composição musical o tema é repetido por outras vozes que entram sucessivamente e continuam de maneira entrelaçada. Começa com um tema, declarado por uma das vozes isoladamente. Uma segunda voz entra, então, "cantando" o mesmo tema mas transposto na dominante, enquanto a primeira voz continua desenvolvendo com um acompanhamento contrapontista. As vozes restantes entram, uma a uma, cada uma iniciando com o mesmo tema. O restante da fuga desenvolve o material posterior utilizando todas as vozes e, usualmente, múltiplas declarações do tema. Estas técnicas estilísticas todas, típicas de várias peças de J. S. Bach, das suas invenções, das aberturas, nas partitas, tocatas, e especialmente usada nas fugas, deram-se origem primeiramente na forma musical chamada de cânone, mas que Bach elabora mais ainda, explorando a fuga com a forma de variações sobre o tema, variando o tom, o ritmo e especialmente a voz, com uso de imitação, assim como com uso de tema retrógrado, de inversão do tema, ou espelhando-o, modulando-o, expandindo-o, sintetizando-o, ou transpondo-o, enfim, utilizando ao máximo exaustivo das demais técnicas da forma de tema e variação na fuga, que, como o próprio nome já indica, constitui-se como se cada voz ou parte estivesse fugindo uma da outra, enquanto conduz o tema ou um de seus contrapontos (cada voz perseguindo todas as pequenas partes do tema espalhados pela música), com cada uma de suas diversas variações.

A fuga evoluiu durante o século XVIII, a partir de várias composições contrapontísticas: ricercares, caprichos, canzonas, fantasias. Compositores do barroco intermediário e final, tais como Dieterich Buxtehude (1637–1707) e Johann Pachelbel (1653–1706) fizeram grandes contribuições para o desenvolvimento da fuga e o gênero atingiu o ápice de sua maturidade nas obras de Johann Sebastian Bach (1685-1750). Com o declínio de estilos sofisticados do contraponto no fim do Período Barroco, a popularidade da fuga como um estilo de composição enfraqueceu-se, eventualmente abrindo o caminho para a forma-sonata. Contudo, compositores de 1750 até o dia de hoje continuam a escrever e estudar a fuga com vários propósitos; elas aparecem no trabalhos de Wolfgang Amadeus Mozart na dupla fuga barroca, que já fora usada antes por Bach e Haendel (ie. no "Kyrie Eleison" do Réquiem em Ré menor-1791), e Beethoven (i.e. no fim do "Credo" da Missa Solemnis-1822), e muitos outro compositores como, Anton Reicha (1770–1836), Dmitri Shostakovich (1906–1975) escreveram ciclos completos de fugas. Felix Mendelssohn (1809–1847) também foi um compositor prolífico de fugas que mantêm um forte vínculo com o estilo de Bach e ainda assim soam novas e originais. As fugas de Mozart também são tão, ou mesmo mais, aderentes ao estilo barroco quanto as de Mendelssohn.

A palavra fuga vem do latim fugare (perseguir) e fugere (fugir). As variações incluem: fughetta (uma pequena fuga) e fugato, uma obra ou seção parecendo uma fuga sem, necessariamente, aderir às regras de formação de uma fuga. A forma adjetiva de fuga é fugal.

Voorbeelden uit tekstcorpus voor fuga
1. Nuestro militar lo distinguio y ordeno "alto" al turista que comenzo a darse a la fuga sin obedecer.
2. Al parecer, su viciosa costumbre de darse a la fuga le hizo desviarse por completo del estado psiquico de una persona normal.
3. Al dia siguiente, acudieron al presidente del Centro de Intercambio Cultural de Pyongyang en Rojannu, otra entidad de amistad con Corea, donde copiaron la invitacion a una actividad cursada por el Comite Suizo de Apoyo a la Reunificacion Independiente y Pacifica de Corea. Ѓ@Por la noche de ese dia, concurrieron al secretario general del mismo comite y le hicieron preguntas orientadas a inducirlo en la admision de "haber secuestrado" a una asiatica (en realidad fue su esposa) y entregado a la representacion de la RPDC. Ѓ@Pero, cuando comparecio su conyuge en el lugar de entrevista, los reporteros japoneses se quedaron avergonzados y se dieron a la fuga.
4. Ѓ@Pyongyang, 25 de octubre (ATCC) –– El diario Rodong Sinmun inserto en su edicion del dia 25 un comentario individual que senala: Ѓ@Las autoridades militares del Sur de Corea tratan de acusar de "delito de fuga de secreto militar" a un parlamentario de oposicion quien dio a conocer el "plan operacional 5027–04", guion de ataque preventivo nuclear a la Republica Popular Democratica de Corea. Ѓ@De esta manera volvio a revelarse la intencion criminal de los belicistas de EE.UU. y el Sur de Corea de derrocarla a traves del ataque preventivo. Ѓ@EE.UU. pretextando el "aumento y la reubicacion de las fuerzas armadas" traslada al Sur de Corea gran cantidad de equipos belicos sofisticados y acelera el reemplazamiento estrategico de sus unidades ocupantes del Sur de Corea.