Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:
A psicoterapia analítica funcional (FAP) é uma abordagem psicoterapêutica baseada na análise do comportamento clínico (ACB) que enfoca a relação terapêutica como meio de maximizar a mudança do cliente. Especificamente, a FAP sugere que o contingente em sessão respondendo aos comportamentos-alvo do cliente leva a melhorias terapêuticas significativas.
A FAP foi conceituada pela primeira vez na década de 1980 pelos psicólogos Robert Kohlenberg e Mavis Tsai que, após perceberem uma associação clinicamente significativa entre os resultados do cliente e a qualidade da relação terapêutica, propuseram desenvolver um modelo teórico de psicoterapia comportamental com base nesses conceitos. Princípios comportamentais (por exemplo, reforço, generalização) formam a base do FAP.
A FAP é uma abordagem idiográfica (em oposição a nomotética) à psicoterapia. Isso significa que os terapeutas da FAP se concentram na função do comportamento de um cliente em vez do formulário. O objetivo é mudar uma ampla classe de comportamentos que podem parecer diferentes na superfície, mas todos servem a mesma função. É idiográfico em que o cliente e o terapeuta trabalham juntos para formar uma formulação clínica única dos objetivos terapêuticos do cliente, ao invés de um alvo terapêutico para cada cliente que entra na terapia.