fusão termonuclear - definitie. Wat is fusão termonuclear
Diclib.com
Woordenboek ChatGPT
Voer een woord of zin in in een taal naar keuze 👆
Taal:

Vertaling en analyse van woorden door kunstmatige intelligentie ChatGPT

Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:

  • hoe het woord wordt gebruikt
  • gebruiksfrequentie
  • het wordt vaker gebruikt in mondelinge of schriftelijke toespraken
  • opties voor woordvertaling
  • Gebruiksvoorbeelden (meerdere zinnen met vertaling)
  • etymologie

Wat (wie) is fusão termonuclear - definitie

PROCESSO DE COMBINAÇÃO DE NÚCLEOS ATÔMICOS
Fusão do hidrogênio; Fusão termonuclear; Fusão de hidrogênio
  • A fusão de reação de deutério-trítio aumenta sua taxa rapidamente com a temperatura até ela se maximizar a 70 keV. (800 milhões kelvins) e então gradualmente descende.

Fusão nuclear         
Fusão nuclear é o processo no qual dois ou mais núcleos atômicos se juntam e formam um outro núcleo de maior número atômico. A fusão nuclear requer muita energia para acontecer, e geralmente libera muito mais energia do que a que consome.
Fusão fracionada         
Fusão Fracionada
A fusão fracionada é um processo usado para separar sólidos cujos ponto de fusão são muito diferentes, é um processo físico de separação de sólidos. Para isso é preciso saber a que temperatura cada elemento que compõe o sólido vai se fundir, digamos que haja uma mistura sólida entre estanho e chumbo, sabendo-se que o estanho funde-se a 231°C e o chumbo, a 327°C, primeiramente se aquece o sólido até uma temperatura de 231°C, então o estanho vai se fundir e se separar do chumbo, esse processo é chamado de fusão fracionada e pode ser feito com um número maior de substâncias desde que essas possuam pontos de fusão bastante diferentes, porém este processo não separa misturas eutéticas,que são misturas homogênias cuja fusão ocorre à uma temperatura constante.
Fusão AFL-NFL         
Fusão NFL-AFL; Fusão AFL–NFL; Fusão da AFL-NFL; Fusão da NFL-AFL
A Fusão AFL-NFL de 1970 foi a junção de duas poderosas ligas profissionais de futebol americano dos Estados Unidos: a National Football League (NFL) e a American Football League (AFL).NFL Record and Fact Book (ISBN 1-932994-36-X) A fusão deu um jeito de fundir as ligas, outrora rivais, mantendo o nome e o logo da "National Football League", se tornando uma das ligas mais populares e poderosas da América do Norte e do mundo.

Wikipedia

Fusão nuclear

Fusão nuclear é o processo no qual dois ou mais núcleos atômicos se juntam e formam um outro núcleo de maior número atômico. A fusão nuclear requer muita energia para acontecer, e geralmente libera muito mais energia do que a que consome. Quando ocorre com elementos mais leves que o ferro e o níquel (que possuem as maiores forças de coesão nuclear de todos os átomos, sendo portanto mais estáveis) ela geralmente libera energia, e com elementos mais pesados ela consome. Até hoje, início do século XXI, ainda não foi encontrada uma forma de controlar comercialmente a fusão nuclear, como acontece com a fissão, embora existam laboratórios de pesquisa que utilizam reatores de fusão nuclear em pesquisas científicas. Um projeto que caminha para a demonstração da viabilidade comercial do uso da fusão nuclear controlada é o ITER.

O principal tipo de fusão que ocorre no interior das estrelas é o de hidrogênio em hélio, onde quatro prótons se fundem em uma partícula alfa (um núcleo de hélio), liberando dois pósitrons, dois neutrinos e energia. Mas, dentro desse processo, ocorrem várias reações individuais, que variam de acordo com a massa da estrela. Para estrelas do tamanho do Sol ou menores, a cadeia próton-próton é a reação dominante. Em estrelas de massa elevada predomina o ciclo CNO.

A fusão de deutério e trítio (isótopos do hidrogênio) pode gerar nêutrons, o que é perigoso e torna o processo menos eficaz. A fusão aneutrônica (sem geração de nêutrons) é possível com o uso de elementos como o hélio-3 (raro na Terra), lítio e boro (abundantes na superfície terrestre), entre outros.

Vale ressaltar que há conservação da energia, e, portanto, pode-se calcular a massa dos quatro prótons e do núcleo de hélio, e subtrair a soma das massas das partículas iniciais daquela do produto desta reação nuclear para calcular a energia produzida.

Utilizando a equação E=mc², pode-se calcular a energia liberada, oriunda da diferença de massas. Uma vez que o valor de c é muito grande (cerca de 3×108 m/s), mesmo uma massa muito pequena corresponde a uma enorme quantidade de energia. Este fato levou muitos engenheiros e cientistas a iniciar projetos para o desenvolvimento de reatores de fusão (Tokamaks) de modo a gerar eletricidade (por exemplo, a fusão de poucos cm³ de deutério, um isótopo de hidrogênio, produziria uma energia equivalente àquela produzida pela queima de 20 toneladas de carvão).