jiquitaia - definitie. Wat is jiquitaia
Diclib.com
Woordenboek ChatGPT
Voer een woord of zin in in een taal naar keuze 👆
Taal:

Vertaling en analyse van woorden door kunstmatige intelligentie ChatGPT

Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:

  • hoe het woord wordt gebruikt
  • gebruiksfrequentie
  • het wordt vaker gebruikt in mondelinge of schriftelijke toespraken
  • opties voor woordvertaling
  • Gebruiksvoorbeelden (meerdere zinnen met vertaling)
  • etymologie

Wat (wie) is jiquitaia - definitie


Jiquitaia      
f. Bras.
Espécie de pimenta moída, que, lançada em caldo, vinagre ou sumo de limão, serve de tempêro à mesa.
(Do tupi juquitaia)
jiquitaia      
sf (tupi iukytáia)
1 Pimenta vermelha em pó, que se emprega no preparo de qualquer tempero picante.
2 Molho em que vai essa pimenta.
3 Entom Nome de uma formiga pequena e vermelha
Var: jequitaia.
Jiquitáia         
Jiquitaia, também conhecida como jiquitaya, jektaia e juquirai, é o nome dado para a mistura formada por pimentas, secas e moídas, e sal. É altamente picante, possui um aroma e sabor intensos e seu consumo é muito associado a peixes e carnes.

Wikipedia

Jiquitáia

Jiquitaia, também conhecida como jiquitaya, jektaia e juquirai, é o nome dado para a mistura formada por pimentas, secas e moídas, e sal. É altamente picante, possui um aroma e sabor intensos e seu consumo é muito associado a peixes e carnes. Para ser produzida, podem ser utilizadas até 78 variedades de pimentas do gênero Capsicum e que são, normalmente, das espécies C. chinense, C. frutescens L, C. annuum L e C. baccatum L. Assim, devido a possibilidade de serem feitas várias misturas, cada jiquitaia possui características próprias e específicas de cada produtor.

A pimenta foi designada como jiquitaia, pois é o nome de uma formiga pequena e avermelhada da Amazônia, cuja ardência da picada lembra a sensação ao ingerir a pimenta.

A jiquitaia é marcadamente produzida, utilizada e comercializada pelo povo Baniwa, considerado pioneiro em sua fabricação e que tem esse ingrediente como patrimônio imaterial de sua cultura, apesar de também estar presente no cotidiano de vários grupos nativos do Rio Negro e Amazônia. O cultivo das espécies de pimenta gênero Capsicum ocupa um dos papéis de mais destaque na agrobiodiversidade e sistema social dentro do território baniwa . Além de ser usada na alimentação (é estimado que cada família baniwa consuma 7 litros da pimenta por ano), a pimenta também possui uma grande importância para as cerimônias e rituais de passagem, atuando como escudo e elemento de proteção contra feitiços e maus espíritos .