Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:
O Desaparecimento na Boleia (ou variações como a Boleia Fantasma ou simplesmente A Boleia) é uma lenda urbana em que as pessoas que viajam num veículo conhecem ou são acompanhadas por uma pessoa que pede boleia que consequentemente desaparece sem explicação, normalmente do veículo em movimento. O desaparecimento de pessoas que pedem boleia foram reportados por séculos e a história é encontrada por todo o mundo, com várias variantes. A popularidade e duração da lenda ajudou a espalhar pela cultura popular.
O conhecimento público do termo expandiu-se grandemente com a publicação de 1981 de Jan Harold Brunvand The Vanishing Hitchhiker, que ajudou a lançar a consciência do público nas lendas urbanas. No seu livro, Brunvand sugere que a história de The Vanishing Hitchhiker pode ser levada mais atrás para os anos de 1870 e tem "reconhecidos paralelos com a Coreia, Czares Russos, entre chineses-americanos, mórmons, e montanhistas de Ozark".
O protótipo moderno de pessoa desaparecida que pede boleia é uma figura nos faróis de um carro que viaja à noite com apenas um ocupante. A figura adota a instância de quem pede boleia. O motorista para e oferece-se para dar uma boleia. A viagem começa, algumas vezes em total silêncio, e num determinado ponto, o passageiro parece desaparecer enquanto o veículo está em andamento. Em muitos casos, a pessoa desaparece quando (normalmente) o veículo chega ao destino.