Espondilite ( ) - vertaling naar russisch
Diclib.com
Woordenboek ChatGPT
Voer een woord of zin in in een taal naar keuze 👆
Taal:     

Vertaling en analyse van woorden door kunstmatige intelligentie ChatGPT

Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:

  • hoe het woord wordt gebruikt
  • gebruiksfrequentie
  • het wordt vaker gebruikt in mondelinge of schriftelijke toespraken
  • opties voor woordvertaling
  • Gebruiksvoorbeelden (meerdere zinnen met vertaling)
  • etymologie

Espondilite ( ) - vertaling naar russisch

Espondilite Anquilosante

Espondilite (inflamação das vértebras e dos tecidos ao seu redor)      
спондилит (воспаление позвонков и окружающих их тканей)
Vertebrite (inflamação das vértebras, espondilite)      
спондилит (воспаление позвонков)
Espondilite (inflamação das vértebras e dos tecidos ao seu redor)      
спондилит (воспаление позвонков и окружающих их тканей)

Definitie

espondilodiscite
sf (espôndilo2+discite) Patol Osteíte vertebral, infecciosa, que afeta o disco intervertebral.

Wikipedia

Espondilite anquilosante

Espondilite anquilosante (EA) é um tipo de artrite em que ocorre inflamação crónica das articulações da coluna vertebral. Geralmente também são afetadas as articulações onde a coluna se junta à bacia. Em alguns casos pode também afetar outras articulações, como os ombros ou a anca. Podem também ocorrer problemas nos olhos e no intestino. A dor nas costas é um sintoma característico e em muitos casos é intermitente. A rigidez das articulações afetadas geralmente vai-se agravando ao longo do tempo.

Embora se desconheça a causa de espondilite anquilosante, pensa-se que envolva uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Mais de 90% das pessoas afetadas são portadoras de um antígeno leucocitário humano específico denominado antígeno HLA-B27. Pensa-se que mecanismo subjacente seja autoimune ou autoinflamatório. O diagnóstico geralmente baseia-se nos sintomas com apoio de exames imagiológicos e análises ao sangue. A EA é um tipo de espondiloartropatia seronegativa, o que significa que os exames revelam não haver presença de anticorpos do fator reumatoide (FR). Faz também parte de uma categoria mais ampla denominada espondiloartrite axial.

Não existe cura para a doença. O tratamento pode melhorar os sintomas e prevenir o agravamento. O tratamento pode consistir em medicação, exercício físico e cirurgia. Entre os medicamentos estão os anti-inflamatórios não esteroides, corticosteroides, drogas antirreumáticas modificadoras de doença como a sulfassalazina e inibidores do TNF-alfa como o infliximab.

A doença afeta entre 0,1% e 1,8% da população. A doença geralmente manifesta-se no início da idade adulta e é mais comum entre os homens. A condição foi descrita pela primeira vez no fim do século XVII por Bernard Connor. Existem entre as múmias egípicias esqueletos com EA. O termo tem origem no grego ankylos, que significa rigidez, spondylos que significa vértebra, e -itis que significa inflamação.