Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:
Cancro do útero (português europeu) ou câncer uterino (português brasileiro) são dois tipos de cancro que se desenvolvem nos tecidos do útero. O cancro do endométrio forma-se no revestimento do útero, enquanto o sarcoma uterino se forma nos músculos ou tecidos que suportam o útero. Os sintomas mais comuns de cancro do endométrio são hemorragias vaginais fora do comum ou dor pélvica. Os sintomas mais comuns de sarcoma uterino são hemorragias vaginais fora do comum ou a presença de um nódulo na vagina.
Entre os fatores de risco para o cancro do endométrio estão a obesidade, síndrome metabólica, diabetes do tipo 2 e antecedentes familiares de cancro do útero. Entre os fatores de risco para o sarcoma uterino estão antecedentes de radioterapia à região da bacia. O diagnóstico de cancro do endométrio baseia-se geralmente numa biópsia aos tecidos do endométrio. O diagnóstico de sarcoma uterino pode ser suspeito com base nos sintomas, podendo ser confirmado com toque vaginal ou exames imagiológicos.
Na maioria dos casos é possível curar o cancro do endométrio, embora o sarcoma uterino seja mais difícil de tratar. O tratamento pode consistir numa combinação de cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia hormonal e terapia dirigida. Após o diagnóstico, a taxa de sobrevivência a cinco anos nos Estados Unidos é de 81%.
Em 2015, o cancro do útero afetava cerca de 3,8 milhões de pessoas, tendo sido a causa de 90 000 mortes. Embora o cancro do endométrio seja relativamente comum, o sarcoma uterino é raro. Nos Estados Unidos, os cancros do útero correspondem a 3,6% de todos os novos casos de cancro em cada ano. Os cancros do útero são mais comuns em mulheres entre os 55 e 74 anos de idade.