Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:
Esta é uma lista apenas de raças de cães reconhecidas pela Federação Cinológica Internacional (FCI) sediada na Bélgica, ou, por suas filiais no Brasil (Confederação Brasileira de Cinofilia) ou em Portugal (Clube Português de Canicultura).
O número total de raças existentes hoje, é discutido. Os mais diversos kennel clubes reconhecem diferentes quantidades de raças caninas, de acordo com o número de raças que tiveram criadores interessados em obter reconhecimento no determinado clube e as que foram aprovadas após seus esforços. A FCI por exemplo, que é um dos maiores kennel clubes internacionais, mas não o único, até 2018 reconhecia ao todo 344 raças de cães. Contudo, é especulado que existam mais de 400 raças de cães espalhadas por todo o mundo.
Cada raça reconhecida por algum kennel clube (nacional ou internacional) possui um padrão morfológico oficial escrito (Padrão de raça), seguido rigorosamente pelos criadores, e, uma vez que uma raça é considerada uma raça pura, não podem haver intercruzamentos com raças distintas. O controle genealógico ocorre através do stud book e da emissão de certificados genealógicos conhecidos como pedigree, dados apenas para filhotes de cães já previamente registrados no stud book do respectivo kennel clube, e assim sucessivamente.
Termos importantes envolvidos com o tema:
O cão que não tem raça definida é chamado popularmente de vira-lata (Brasil), SRD (Sem raça definida) ou rafeiro (Portugal).
As raças estão dispostas de acordo com seu padrão (Brasil) ou estalão (Portugal) na FCI, em 10 grupos. No Brasil há ainda um 11º grupo, da CBKC, dedicado às raças ainda não reconhecidas oficialmente pela FCI, mas que possuem reconhecimento nacional por algum kennel clube em seus respectivos países de origem. Abaixo, segue lista dos grupos, também um índice facilitador para esta página: