A Revolta das bonecas (Eduardo Viana) - определение. Что такое A Revolta das bonecas (Eduardo Viana)
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое A Revolta das bonecas (Eduardo Viana) - определение

PINTURA A ÓLEO SOBRE TELA DE 1916 DE EDUARDO VIANA

A Revolta das bonecas (Eduardo Viana)         
A Revolta das bonecas é uma pintura a óleo sobre tela de 1916 do artista português Eduardo Viana (1881-1967), um dos principais pintores da primeira geração do Modernismo em Portugal,França, José Augusto - A Arte em Portugal no Século XX: 1911-1961 [1974]. Lisboa: Bertrand Editora, 1991, p.
Revolta das Barcas         
A Revolta das Barcas
A Revolta das Barcas foi um levante popular, ocorrido em 22 de maio de 1959 contra o serviço hidroviário na cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro. A revolta, além de seis mortos e 118 feridos, resultou na depredação e incêndio tanto do patrimônio das barcas quanto da residência da família de empresários que administrava o serviço, o Grupo Carreteiro, e terminou com intervenção federal e estatização das barcas.
Motim das Mulheres         
Guerra das Mulheres; A Revolta das Mulheres
Denomina-se Motim das Mulheres, Guerra das Mulheres ou Revolta das Mulheres o movimento que ocorreu a 4 de setembro de 1875, durante o Segundo reinado, na cidade de Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte. Naquele dia, cerca de 300 mulheres saíram pelas ruas da cidade em passeata próximo à sede do jornal O Mossoroense, com o objetivo de protestar contra a obrigatoriedade do alistamento militar.

Википедия

A Revolta das bonecas (Eduardo Viana)

A Revolta das bonecas é uma pintura a óleo sobre tela de 1916 do artista português Eduardo Viana (1881-1967), um dos principais pintores da primeira geração do Modernismo em Portugal, obra que está atualmente no Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa.

Em A Revolta das bonecas, obra maior do período de Vila do Conde (1915-17), Eduado Viana utiliza profusamente o disco simultaneísta ou órfico de Robert e Sonia Delaunay, o que consiste, segundo José-Augusto França, no "uso coisificado da abstracção", isto é, uma tentativa de ser abstrato sem conseguir fugir à coisa concreta, e aplica também a simplificação do leque de cores, combinando ritmicamente contrastes de cores puras do espectro solar.

No ano em que Portugal entra na I Guerra Mundial, Eduardo Viana, então com 35 anos, atinge com A Revolta das Bonecas, segundo a historiadora de arte Ana Vasconcelos, “o momento de modernidade e vanguarda mais pronunciado da sua obra, ele que não foi um pintor de rasgos vanguardistas”.