На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:
Abuçaíde Otomão ibne Abi Alulá (em árabe: ابو سعید عثمان بن أَبِي العلا; romaniz.: Abu Sa'id Uthman ibn Abi al-Ula; m. 1330), também chamado Dom Usmém (em catalão: Don Uzmén) em fontes castelhanas, foi um príncipe merínida que liderou uma rebelião malsucedida com o objetivo de capturar o trono, e fugiu para o Reino Nacérida de Granada em seu rescaldo. Lá, serviu como comandante (xeique alguzate) dos Voluntários da Fé de Granada e se tornou uma das figuras políticas mais importantes do Reino Nacérida.
Descendente de um ramo da dinastia merínida, entrou para o serviço nacérida sob Maomé III depois de uma rebelião fracassada contra o sultão Abu Iacube Iúçufe Anácer em sua terra natal. Foi nomeado para liderar os Voluntários da Fé na cidade de Málaga. Quando Maomé III entrou em conflito com Abu Iacube Iúçufe por Ceuta, Otomão aliou-se a Granada, conquistou uma parte do Magrebe Ocidental (atual Marrocos) e se declarou sultão. Acabou sendo derrotado em 1309 por Abu Arrabi Solimão, neto de Abu Iacube que se tornou sultão desde 1308.
Então retornou a Granada, ajudando no alívio de Almeria contra um cerco aragonês de 1309. Ele e os Voluntários sob seu comando desempenharam papel importante na derrubada do sultão Nácer em favor de seu sobrinho Ismail I. Sob Ismail, foi nomeado o chefe geral dos Voluntários (xeique alguzate) e nesta função obteve uma vitória decisiva contra um exército castelhano na Batalha de Serra Elvira de 1319. Seu poder continuou a crescer, alienando outros ministros no reino, incluindo o vizir Maomé ibne Almaruque. A luta entre Otomão e ibne Amaruque escalou para uma guerra civil, que terminou com o assassinato de ibne Almaruque por ordem do sultão Maomé IV e a retenção de Otomão de seu poder anterior. Ele perdeu para Castela na Batalha de Teba em 1330 e morreu no mesmo ano em Málaga.