Mortalidade ( ) - определение. Что такое Mortalidade ( )
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое Mortalidade ( ) - определение

Taxa de mortalidade materna; Mortalidade materna

Mortalidade         
TAXA DE MORTALIDADE EM ÁFRICA
Taxa de Abortamento; Taxa de mortalidade neonatal; Mortalidade; Taxa de Mortalidade Perinatal; Taxa de abortamento
f.
Qualidade do que é mortal.
Obituário.
Mortandade, carnificina.
(Lat. "mortalitas")
mortalidade         
TAXA DE MORTALIDADE EM ÁFRICA
Taxa de Abortamento; Taxa de mortalidade neonatal; Mortalidade; Taxa de Mortalidade Perinatal; Taxa de abortamento
sf (lat mortalitate)
1 Qualidade de mortal.
2 Obituário.
3 Mortandade, carnificina.
4 Conjunto de mortes ocorridas num espaço de tempo
Taxa de m.: número proporcional de óbitos que ocorrem num país, expressos como relação numérica entre os falecimentos e o número de habitantes, durante um certo tempo.
Mortalidade infantil         
Mortalidade infantil é o termo que define o óbito de crianças no primeiro ano de vida. Esse número é base para calcular a taxa de mortalidade infantil, referente à relação entre o número de óbitos e do total de crianças nascidas vivas em um mesmo período, e em um determinado local.

Википедия

Morte materna

Morte materna é a morte de uma mulher durante a gravidez ou nos 42 dias seguintes ao termo da gravidez, independentemente da duração e do local da gravidez, e a partir de qualquer causa relacionada ou agravada pela gravidez ou seu tratamento, mas não de causas acidentais.

As principais causas são hemorragias pós-parto (15%), complicações de abortos inseguros (15%), doenças hipertensivas da gravidez (10%), infeções puerperais (8%) e parto distócico (6%). Entre outras possíveis causas estão embolias (3%) e condições pré-existentes (28%). A morte da mãe resulta em famílias mais vulneráveis. Quando a criança sobrevive ao nascimento, está em risco acrescido de morrer antes do segundo aniversário.

As Nações Unidas estimam que em 2013 tenham morrido 289 000 mulheres por causas relacionadas com a gravidez ou parto. Entre 1990 e 2017, a taxa de mortalidade materna diminuiu 44%. Esta diminuição deveu-se à melhoria no acesso ao planeamento familiar e a melhor preparação dos profissionais de saúde. No entanto, ainda existe elevada mortalidade materna em algumas regiões do mundo, principalmente em comunidades mais pobres, 85% das quais em África ou no sul da Ásia.