На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:
Vágar ou Vágoy (em dinamarquês: Vågø) é uma das Ilhas Faroés, arquipélago que constitui um território autónomo da Dinamarca. É ainda a ilha mais ocidental, do subconjunto das ilhas maiores do arquipélago. Com uma área de 178 km², é a terceira maior ilha do arquipélago, atrás de Streymoy e de Eysturoy. O seu maior lago designa-se Sørvágsvatn. As atividades econômicas principais são a pesca e a criação de gado ovino.
A forma da ilha é bastante peculiar, uma vez que se assemelha a uma cabeça de um cão. Sørvágsfjørður constitui a boca e Fjallavatn o olho.
Vágar é o primeiro porto de abrigo da maior parte dos estrangeiros que viajam para as ilhas, dado que é lá que se encontra o único aeroporto do arquipélago. Foi lá construído um aeródromo durante a Segunda Guerra Mundial pelos britânicos, que nessa ocuparam as ilhas de forma amistosa. Após a guerra, permaneceu sem ser utilizado durante 20 anos, tendo sido nessa altura recolocado em funcionamento, expandido e modernizado, como era necessário. Recebe cerca de 170.000 passageiros por ano. Números tão elevados para os padrões faroeses colocam uma pressão considerável nas infraestruturas de transportes locais. Um dos resultados deste facto foi a construção de um túnel rodoviário, chamado Vágatunnilin, com 5 km de extensão sob o mar, que liga Vágar às duas maiores ilhas do arquipélago e, como tal, à capital, Tórshavn.
As atrações turísticas de Vágar são excelentes e possivelmente as melhores das Ilhas Faroés. Os dois maiores lagos do país encontram-se nesta ilha, Sørvágsvatn e Fjallavatn, havendo excursões organizadas durante todo o Verão pela associação de turismo local.