На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:
Xrâmana ou xrâmane (sânscrito: śramaṇa; páli: samaṇa) significa "aquele que trabalha, labuta ou se esforça (para algum propósito mais elevado ou religioso)" ou "buscador, aquele que realiza atos de austeridade, asceta". Durante seu desenvolvimento, o termo passou a se referir a várias religiões ascéticas não bramânicas paralelas, mas separadas da religião védica. A tradição xramânica, ou xramanismo, inclui principalmente o jainismo, o budismo, e outros como o Ajivica.
As religiões xramanas tornaram-se populares nos mesmos círculos de mendicantes do Grande Magada que levaram ao desenvolvimento de práticas espirituais, bem como os conceitos populares em todas as principais religiões indianas, como saṃsāra (o ciclo de nascimento e morte) e moksha (libertação desse ciclo).
As tradições xramânicas têm uma gama diversificada de crenças, que vão desde aceitar ou negar o conceito de alma, do fatalismo ao livre arbítrio, da idealização do ascetismo extremo à da vida familiar, renúncia, estrito ahimsa (não-violência) e vegetarianismo à permissibilidade da violência e carnívoros.