bíblico - определение. Что такое bíblico
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:     

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое bíblico - определение

TEXTOS RELIGIOSOS DO JUDAÍSMO E DO CRISTIANISMO, LIVRO SAGRADO DOS CRISTÃOS
Bíblia cristã; Bíblico; Bíblia sagrada; Biblia sagrada; Bíblia Sagrada; Bíblias; Bíblica; Escrituras; Bíblicas; Episódio bíblico
  • tâmil]] de 1723
  • 1619}} pintura de [[Valentin de Boulogne]]

Bíblico         
adj.
Pertencente, relativo, à Bíblia: tradições bíblicas.
bíblico         
adj (Bíblia+ico2) Da Bíblia ou relativo a ela.
Cânone bíblico         
Cânon Bíblico; Livros da Bíblia; Livros da bíblia; Cânone do Antigo Testamento; Livros canônicos; Cânon do Novo Testamento; Livros da Bíblia por denominação cristã; Cânon da Bíblia; Cânone da Bíblia; Cânone das Escrituras; Cânone escritural; Desenvolvimento do cânone da Bíblia; Desenvolvimento do cânone bíblico; Cânon bíblico
thumb|400px|[[Fragmento Muratoriano, um dos mais antigos exemplos de cânone bíblico conhecidos.]]

Википедия

Bíblia

Bíblia (do grego koiné τὰ βιβλία , tà biblía, 'os livros') é uma antologia de textos religiosos ou escrituras sagradas para o cristianismo, o judaísmo, o samaritanismo e muitas outras religiões. Esses textos, originalmente escritos em hebraico, aramaico e grego koiné, incluem instruções, histórias, poesias e profecias, entre outros gêneros literários. A coleção de materiais que são aceitos como parte da Bíblia por uma determinada tradição ou comunidade religiosa é chamada de cânone bíblico. Os crentes na Bíblia geralmente a consideram um produto da inspiração divina e interpretam o texto de maneiras diferentes e variadas.

Os textos religiosos foram compilados por diferentes comunidades religiosas em várias coleções oficiais. A mais antiga, chamada de Torá em hebraico e Pentateuco em grego, continha os primeiros cinco livros da Bíblia; a segunda parte mais antiga era uma coleção de histórias narrativas e profecias (os Nevi'im); a terceira coleção (o Ketuvim) contém salmos, provérbios e histórias narrativas. Tanakh é um termo alternativo para a Bíblia hebraica composta pelas primeiras letras dessas três partes das escrituras hebraicas: a Torá ("Ensino"), o Nevi'im ("Profetas") e o Ketuvim ("Escritos"). O texto massorético é a versão medieval do Tanakh, em hebraico e aramaico, que é considerado o texto oficial da Bíblia hebraica pelo judaísmo rabínico moderno. A Septuaginta é uma tradução grega koiné do Tanakh dos séculos III e II a.C. e em grande parte sobrepõe-se à Bíblia hebraica.

O cristianismo começou como uma vertente do judaísmo, usando a Septuaginta como base do Antigo Testamento. A Igreja primitiva continuou a tradição judaica de escrever e incorporar o que via como livros religiosos inspirados e oficiais. Os evangelhos, epístolas paulinas e outros textos rapidamente se fundiram no Novo Testamento.

Com vendas totais estimadas em mais de cinco bilhões de cópias, a Bíblia é amplamente considerada a publicação mais vendida de todos os tempos. Ela teve uma profunda influência tanto na cultura e história ocidentais quanto nas culturas ao redor do mundo. O estudo da Bíblia por meio da crítica bíblica também impactou indiretamente a cultura e a história. A Bíblia está atualmente traduzida ou sendo traduzida para cerca de metade das línguas existentes do mundo.