На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:
Um quisto do ovário é a presença de um ou mais quistos (tumores benignos cheios de líquido) no ovário. Geralmente não causam sintomas. Em alguns casos podem causar sensação de inchaço, dor na parte inferior do abdómen ou dor no fundo das costas. A maioria dos quistos é inofensiva. No entanto, o quisto pode-se romper ou causar torção do ovário, casos em que causa dor intensa e pode causar vómitos ou sensação de desmaio.
A maior parte dos quistos do ovário está associada à ovulação, sendo quistos foliculares ou quistos do corpo lúteo. Entre outros tipos estão quistos devido a endometriose, quistos dermoides e quistadenomas. A síndrome do ovário policístico está na origem de vários quistos pequenos em ambos os ovários. A doença inflamatória pélvica pode também causar múltiplos quistos. Em casos raros, os quistos podem ser uma forma de cancro do ovário. O diagnóstico é realizado com uma ecografia pélvica ou outros exames.
Em muitos casos, é suficiente ir vigiando os quistos ao longo do tempo. Se causarem dor, podem ser administrados analgésicos como o paracetamol ou o ibuprofeno. Em mulheres que desenvolvem frequentemente quistos, pode ser usada contracepção hormonal para prevenir a formação de novos quistos. No entanto, as evidências científicas não apoiam a utilização de contracepção hormonal como forma de tratamento de quistos já formados. Nos casos em que os quistos não desaparecem ao fim de vários meses, aumentam de volume, têm aparência suspeita ou causam dor, podem ser removidos cirurgicamente.
A maior parte das mulheres em idade fértil desenvolve pequenos quistos todos os meses. Os quistos de maior dimensão que causam problemas ocorrem em cerca de 8% das mulheres antes da menopausa. Após a menopausa, os quistos estão presentes em cerca de 16% das mulheres e a sua presença tem maior probabilidade de estar associada a cancro.