quinona - определение. Что такое quinona
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:     

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое quinona - определение

Quinonas; Benzoquinona
  • Estrutura 3D de uma antraquinona
  • Lapachol - naftoquinona do grupo das ''tabeluias''

quinona         
sf (quino3+ona) Quím Substância cristalina amarela, obtida pela oxidação de ácido químico ou hidroquinona, mas comumente produzida pela oxidação de anilina; é usada principalmente como agente oxidante e como catártico; benzoquinona.
2 Derivado de benzeno em que dois átomos de hidrogênio são substituídos por dois átomos de oxigênio.
Quinona         
Quinonas são compostos de ampla distribuição natural, caracterizados pela presença de anéis quinonóidicos e divididos em três subgrupos devido os diferentes sistemas aromáticos que os sustentam, são eles os grupos das benzoquinonas, das naftoquinonas e das antraquinonas. Estes compostos se apresentam funcionais em diversos organismos vivos, podendo ser encontrados desde plantas (no processo de fotossíntese) até o organismo humano (agindo na flora intestinal e na coagulação sanguínea) da Silva, M.
benzoquinona         
sf (lat cient benzoe+quinona) Quím Composto derivado do guaiacol e núcleo de formação de algumas emodinas.

Википедия

Quinona

Quinonas são compostos de ampla distribuição natural, caracterizados pela presença de anéis quinonóidicos e divididos em três subgrupos devido os diferentes sistemas aromáticos que os sustentam, são eles os grupos das benzoquinonas, das naftoquinonas e das antraquinonas. Estes compostos se apresentam funcionais em diversos organismos vivos, podendo ser encontrados desde plantas (no processo de fotossíntese) até o organismo humano (agindo na flora intestinal e na coagulação sanguínea) .

Atualmente, conhece-se uma grande variedade de compostos deste grupo e isto se deve ao elevado teor isomérico deles, ou seja, a capacidade de um composto quinonóidico apresentar, em geral, pelo menos um isômero. As propriedades químicas e eletrônicas das quinonas são estudadas há mais de um século. Considera-se que estes compostos possuem diversas particularidades e  atribui-se sua efetiva participação em processos biológicos ao seu caráter oxidativo .  

As quinonas são altamente reconhecidas por suas atuações antitumorais, viruscidas, microbicidas e outras mais. Nesta família, os principais derivados com atividades biológicas diversas e efetivas são as 1,4 - naftoquinonas, pois se tornam mais estáveis com os ligantes nestas posições .

No grupo das naftoquinonas, caracterizadas por um anel quinonóidico sustentado por anéis naftalênicos, pode-se apresentar diversos exemplos de compostos. Entre eles, o lapachol (encontrado no caule de árvores do grupo das tabeluias) e a vitamina K em suas diversas formas (filoquinona, menaquinona e menadiona). Enquanto no grupo das benzoquinonas, pode-se considerar a ciclohexanodiona, de fórmula química C6H4O2. Os dois isómeros da ciclohexanodiona deste composto são a orto-benzoquinona (benzoquin-1,2-ona) e a para-benzoquinona (benzoquin-1,4-ona). O último grupo, das antraquinonas, tem como representantes compostos como a xiloidona, que possui um anél quinonóidico sustentado por anéis antracênicos .


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Predefinição:Artigo Enciclopédico - Composto Orgânico