На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:
Em ciência política, Revolução (do latim revolutìo, ónis, "ato de revolver") é uma mudança abrupta e duradoura no poder político ou na organização estrutural de uma determinada sociedade, normalmente devido à percepção de incompetência política do grupo dominante, ineficiência da burocracia estatal vigente ou uma circunstância de opressão social e econômica. Distinta da reforma, que compreende mudanças políticas e sociais gradativas, uma revolução pode ser pacífica ou violenta.
Originalmente no século XV, o termo revolutio foi empregado em latim tardio no âmbito da Astronomia, referindo-se à circulação dos corpos celestes. Foi com esse significado que Nicolau Copérnico utilizou o termo em sua obra magna, De revolutionibus orbium coelestium (1543). A partir da Revolução Francesa, o termo passou a ser mais utilizado também no âmbito das ciências humanas para denominar a renovação, mudança ou instauração não apenas de um regime ou governo político, mas de todo conjunto das relações de poder político de uma determinada sociedade.
Sob a perspectiva jurídica, uma revolução é definida como a derrubada, por meios ilegais, da ordem jurídica vigente seguida da instauração de uma nova ordem. Embora atos revolucionários sejam contrários à ordem jurídica, uma revolução excepcionalmente poderá ser legítima, desde que, dentre outros requisitos, decorra do pleno desacordo entre a ordem vigente e à realidade social de uma sociedade e que exista uma clara noção da nova ordem jurídica que deverá ser instaurada.
As primeiras revoluções mais notáveis são comumente identificadas como sendo a Revolução Gloriosa (1688 a 1689), a Revolução Americana (1765 a 1791) e a Revolução Francesa (1789-1799), ocorridas no contexto de oposição ao absolutismo. Exemplos de revoluções mais recentes, ocorridas ao longo do Século XX no contexto dos movimentos socialistas e comunistas, foram a Revolução Russa de 1917, a Revolução Chinesa de 1940 e a Revolução Cubana de 1959. Por fim, a Revolução Iraniana de 1979 foi responsável por derrubar o Estado Imperial do Irã e instaurar uma república islâmica.