ripícola - определение. Что такое ripícola
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое ripícola - определение

Floresta ripícola; Ripário; Bosque ripário; Floresta ripária; Ripária; Zona ribeirinha; Zona ripícola; Ripícola; Floresta ciliar
  • Uma zona ribeirinha bem preservada em um rio tributário do [[lago Erie]], EUA.

Ripícola         
adj.
Que vive à beira dos rios ou nas ribeiras.
(Do lat. "ripa" + "colere")
ripícola         
adj m+f (lat ripa+cola7) Que vive nas ribas ou proximidades dos rios: Aves ripícolas.
Ripário         
adj. Neol. bras.
O mesmo que "marginal". Cf."Jorn.-do-Comm.", do Rio, de 3-V-902.
(Lat. "riparius")

Википедия

Zona ripária

Designa-se como zona ripária, zona ripícola (do latim ripa: 'margem', 'ribanceira') ou zona ribeirinha um bioma que se distingue pela interação entre vegetação, solo e um curso d'água. Sua extensão é, horizontalmente, até o alcance da área de inundação do curso d'água e, verticalmente, do regolito (abaixo) até o topo da copa da floresta (acima). Na região do leito ativo (molhado) do canal, a zona ripária estende-se, verticalmente, desde a superfície livre de água até o fundo da zona hiporreica (zona de transição entre a água subterrânea e a água superficial, normalmente constituída pelos sedimentos transportados pelas massas de água superficial). Tecnicamente, as zonas ripárias são tratadas como biomas, ou seja, conjuntos de ecossistemas.

A vegetação existente ao longo das margens dos rios é chamada de vegetação ripária e constitui-se de plantas hidrófilas. É importantes tanto para a conservação do solo e dos ecossistemas terrestres quanto para a preservação da biodiversidade dos ecossistemas aquáticos.

As zonas ripárias ocorrem em várias formas, incluindo pastagens, florestas, zonas úmidas (áreas de pântanos, charcos, pauis, sapais, turfas ) ou até mesmo não-vegetativa. Em algumas regiões os termos bosque, mata ciliar ou faixa ribeirinha são utilizados para caracterizar uma zona ripária.

Uma floresta ou mata ripícola é aquela cujas plantas crescem principalmente ao longo de um curso de água ou cujas raízes alcançam a franja capilar, que é uma zona estreita na qual a água está em movimento constante pela ação da capilaridade (movimento ascendente) ou pela força da gravidade (movimento descendente).

A vegetação ripária ou ripícola pode ser subdividida em vários tipos:

  • Floresta de galeria, quando as copas das árvores das duas margens se tocam;
  • Floresta ciliar, quando as copas das árvores das duas margens não se tocam; e
  • Floresta paludícola, quando situada em solo permanentemente encharcado, como o das zonas úmidas.