têmpera ideológica - определение. Что такое têmpera ideológica
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое têmpera ideológica - определение

TÉCNICA DE PINTURA
Tempera; Têmpera a ovo
  • [[Madona]] e seu filho, quadro pintado sobre a técnica de têmpera.

Têmpera (pintura)         
A têmpera é uma técnica de pintura na qual os pigmentos ou os corantes podem ser misturados com um aglutinante. Esse aglutinante pode ser uma emulsão de água e gema de ovo, o ovo pode ser inteiro, ou somente a clara.
silepse         
Concordância irregular; Concordância ideológica; Siléptico
sf (lat syllepsis)
1 Gram Figura pela qual as palavras concordam segundo o sentido e não segundo as regras da sintaxe.
2 Ret Emprego de uma palavra no sentido próprio e figurado, simultaneamente: Um homem baixo de estatura e de sentimentos.
3 Filos Conhecimento reflexo
S. de pessoa: o verbo, tendo por sujeito diferentes pessoas, no singular, vai para o plural, concordando com a que tem prioridade
Ex: Tu e ele estais bons.
Silepse         
Concordância irregular; Concordância ideológica; Siléptico
f.
Figura gramatical, em que a regência das palavras segue mais a lógica que as regras gramaticaes.
Emprêgo de uma palavra no sentido próprio e figurado, ao mesmo tempo.
Conhecimento reflexo, em Filosofia.
(Lat. "sillepsis")

Википедия

Têmpera (pintura)

A têmpera é uma técnica de pintura na qual os pigmentos ou os corantes podem ser misturados com um aglutinante. Esse aglutinante pode ser uma emulsão de água e gema de ovo, o ovo pode ser inteiro, ou somente a clara.

Referida na obra de Cennino Cennini, Il Libro dell´Arte, do final do século XIV, a técnica de pintura a têmpera foi largamente utilizada na arte italiana nos séculos XIV e XV, tanto em frescos como em painéis de madeira preparados com gesso ou cré. Dadas as limitações da técnica na gradação das tonalidades de uma cor, ela viria a ser substituída, por pintores e artesãos, pela pintura a óleo.

Do ponto de vista tecnológico, a gradação de tonalidades e a fusão de cores são difíceis por causa da secagem muito rápida. Daí, a técnica utilizada para esse fim ser de sobreposição de pinceladas com a pintura seca, com pontos ou linhas claras ou escuras, e com cruzamento de traços. Pode-se também trabalhar com o verniz resinoso ou com uma goma sobre a tinta, realçando o brilho e os matizes. Quanto ao resultado final, as cores da têmpera são brilhantes e translúcidas, no entanto é possível criar cores opacas e fortes, desde que o pigmento seja menos diluído no aglutinante.