vinhático-testa-de-boi - определение. Что такое vinhático-testa-de-boi
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое vinhático-testa-de-boi - определение

GÉNERO DE PLANTAS
Plathymenia foliolosa; Plathymenia reticulata; Acende-candeia; Acende candeia; Oiteira; Paricazinho; Pau-amarelo; Pau amarelo; Pau-de-candeia; Pau de candeia; Vinhático-branco; Vinhático branco; Vinhático-castanho; Vinhático-da-mata; Vinhático da mata; Vinhático-do-campo; Vinhático do campo; Vinhático do mato; Vinhático-do-mato; Vinhático-rajado; Vinhático rajado; Vinhático-testa-de-boi; Vinhático testa de boi

Farra do Boi         
Farra de boi; Farra do boi
A Farra do Boi é um ritual típico do litoral do estado brasileiro de Santa Catarina, desde 1997 considerada ilegal. O ritual consiste em soltar um boi em um local ermo, e assim, agredir ou "farrear" o animal, fazendo-o correr atrás das pessoas que participam da prática.
Boi de mamão         
  • Cena do cavalinho laçando o boi, após a ressurreição do boi.
  • Boi de Mamão em [[Paranaguá]], tradição rara no estado do [[Paraná]].
Boi-de-mamão; Bernunça
O boi de mamão é uma expressiva manifestação folclórica típica do litoral do estado de Santa Catarina, Brasil. Ocorre também em algumas cidades do interior de Santa Catarina e litoral do Paraná, até onde se tem notícia, trazido até lá por imigrantes catarinenses.
Testa (vela)         
Testa da vela
Testa, em náutica, é o termo que designa, na vela latina o bordo que encosta ao mastro. Nas velas redondas os lados que ficam de cima para baixo.

Википедия

Plathymenia

Plathymenia foliolosa (ou Plathymenia reticulata), conhecida pelos nomes vulgares amarelo acende-candeia, amarelinho, candeia, oiteira, paricazinho, pau-amarelo, pau-de-candeia, vinhático-branco, vinhático-castanho, vinhático-da-mata, vinhático-do-campo, vinhático-do-mato, vinhático-rajado e vinhático-testa-de-boi é uma planta da família das Fabaceae, da subfamília das mimosoídeas e é a única espécie catalogada do género Plathymenia. Etimologicamente, o nome do género faz alusão ao fruto pleno de sementes chatas e largas (plathy), envoltas por membrana (hymenia). Registro Nacional de Cultivares 24.606.

Pensou-se inicialmente que houvesse duas espécies neste género: a Plathymenia reticulata, que habitaria o Cerrado e Plathymenia foliolosa, característica da Mata Atlântica. Em decorrência de estudos efetuados por Warwick e Lewis, em 2003, os dois nomes científicos passaram a ser considerados sinónimos.

O seu habitat distribui-se principalmente no Cerrado brasileiro, sendo encontrado espécimes mais robustas na Mata Atlântica e na Amazônia. Está presente também no Paraguai e na região das Missões Argentinas. Está ameaçada por perda de habitat.

É uma árvore de folha caduca. É uma árvore de importância económica, já que a madeira do seu tronco e raiz, de cor amarela e veios escuros, é de alta qualidade e usada em marcenaria de luxo, apreciada pela sua beleza, durabilidade e pela facilidade com que é trabalhada. É também útil na recuperação de áreas degradadas. Apresenta folhas bipenadas com folíolos ovais, flores brancas e pequenas em espigas cilíndricas, e vagens achatadas.