На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:
O caractere ẞ (letra maiúscula) ou ß (minúscula), denominado eszett [AFI: [ɛsˈt͜sɛt]] ou scharfes S, é uma letra do alfabeto alemão. Ele é também chamado coloquialmente como "Doppel-S" (nesse sentido, apenas ocasionalmente na Suíça), "Buckel-S", "backpack-S", "Dreierles-S" ou às vezes chamado erroneamente de "Ringel-S", que é outra variante de "S". É esteticamente semelhante, embora não idêntica, à letra beta (Β, β) do alfabeto grego, mas não deve ser confundida com esta última, por representarem sons diferentes.
O ß é usado para reproduzir a fricativa alveolar surda (AFI: [s]). É a única letra do sistema de escrita latino que hoje é usado exclusivamente para escrever línguas alemãs e seus dialetos, por exemplo, no padrão ortográfico alemão padrão e, em algumas ortografias do baixo-alemão, assim como no passado, também em algumas ortografias sérvias.
Historicamente, o ß na língua alemã é baseado em uma ligadura do s longo (langen ſ) e z. Significativa para a forma do ß nas fontes Antiqua de hoje foi, no entanto, uma ligadura de ſ longo e s redondo, que continuou até o século XVIII.
O ß é usado hoje apenas quando se escreve em alemão e baixo alemão, mas não na Suíça e no Liechtenstein. Falantes nativos de alemão na Bélgica, Dinamarca (Schleswig do Norte), Itália (Tirol do Sul) e Namíbia usam o ß em seus textos escritos de acordo com as regras de ortografia aplicáveis na Alemanha e na Áustria. O mesmo procedimento é seguido no Luxemburgo.
O ß também foi usado nos textos medievais e nos primeiros tempos modernos como uma abreviação da moeda xelim.