На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:
Em meteorologia, uma área de baixa pressão, área baixa ou baixa é uma região onde a pressão atmosférica é menor do que a das localidades vizinhas. Os sistemas de baixa pressão se formam sob áreas de divergência do vento que ocorrem nos níveis superiores da atmosfera. O processo de formação de uma área de baixa pressão é conhecido como ciclogênese. No campo da meteorologia, a divergência atmosférica no alto ocorre em duas áreas. A primeira área está no lado leste dos vales superiores, que formam a metade de uma onda de Rossby dentro dos ventos do oeste (uma crista com grande comprimento de onda que se estende pela troposfera). Uma segunda área de divergência do vento no alto ocorre à frente dos cristas de ondas curtas embutidas, que são de comprimento de onda menor. Ventos divergentes no alto à frente dessas depressões causam elevação atmosférica na troposfera abaixo, o que reduz as pressões na superfície, pois o movimento ascendente neutraliza parcialmente a força da gravidade.
Uma área de baixa pressão é comumente associada a clima inclemente, enquanto uma área de alta pressão está associada a ventos fracos e céu limpo.
As baixas térmicas formam-se devido ao aquecimento localizado causado pela maior insolação sobre desertos e outras massas de terra. Como as áreas localizadas de ar quente são menos densas do que seus arredores, esse ar mais quente sobe, o que diminui a pressão atmosférica perto daquela parte da superfície da Terra. Baixas térmicas em grande escala nos continentes ajudam a impulsionar as circulações das monções. As áreas de baixa pressão também podem se formar devido à atividade organizada da tempestade sobre a água quente. Quando isso ocorre nos trópicos em conjunto com a Zona de convergência intertropical, é conhecido como Cavado de monção. Os cavados das monções atingem a sua extensão ao norte em agosto e a sua extensão ao sul em fevereiro. Quando uma baixa convectiva adquire uma circulação bem quente nos trópicos, é denominado ciclone tropical. Os ciclones tropicais podem se formar durante qualquer mês do ano globalmente, mas podem ocorrer no hemisfério norte ou sul durante dezembro.
A elevação atmosférica também geralmente produz cobertura de nuvens por meio do resfriamento adiabático, uma vez que o ar se torna saturado à medida que sobe, embora a área de baixa pressão normalmente traga céus nublados, que agem para minimizar os extremos diurnos de temperatura. Como as nuvens refletem a luz do sol, a irradiação solar de ondas curtas que chega diminui, o que causa temperaturas mais baixas durante o dia. À noite, o efeito de absorção das nuvens na radiação de onda longa que sai, como a energia térmica da superfície, permite baixas temperaturas diurnas mais quentes em todas as estações. Quanto mais forte for a área de baixa pressão, mais fortes serão os ventos experimentados nas proximidades. Globalmente, os sistemas de baixa pressão estão mais frequentemente localizados no planalto tibetano e a sotavento das montanhas rochosas. Na Europa (particularmente nas Ilhas Britânicas e na Holanda), os sistemas climáticos recorrentes de baixa pressão são normalmente conhecidos como "níveis baixos".