grupinho, súcia, panelinha (fam) - перевод на русский
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

grupinho, súcia, panelinha (fam) - перевод на русский

Panelinha
  • simbolismos]].

grupinho, súcia, panelinha (fam)      
теплая компания
camarilha         
камарилья, придворная клика
panelinha         
кастрюлька, горшочек, котелок (посуда), теплая компания, (разг.) шайка, банда, интрига, пропеки

Определение

panelinha
sf (panela+inha)
1 Panela pequena.
2 Conluio para fins pouco honestos.
3 pej Grupo de políticos, de literatos etc. que se unem para mútuo auxílio ou mútuo elogio.

Википедия

Camarilha

Camarilha ou cabala (ou ainda panelinha, no Brasil) é um grupo de pessoas que cercam um chefe de Estado e com ele convivem, procurando influir em suas decisões de governo. O termo emprega-se pejorativamente, e são por vezes sociedades secretas compostas por umas poucas pessoas e em outras são manifestações da emergência ou de comportamento emergente na sociedade ou governo por parte de uma comunidade de pessoas que possuem fortes laços de vinculação pública ou de parentesco. Muitas vezes é composto por conselheiros não eleitos que contornam as práticas tradicionais de governança visando promover através de intriga seus pontos de vista e interesses numa igreja, Estado ou outra comunidade.

Normalmente, os membros duma camarilha não ocupam nenhum cargo ou autoridade oficial na corte real, mas influenciam seu governante nos bastidores. Consequentemente, eles também escapam de ter que arcar com a responsabilidade pelos efeitos de seus conselhos.

O termo também pode ser usado em referência aos intentos de tais pessoas ou às consequências práticas do seu comportamento emergente e também carregam um significado geral de intriga e conspiração. Seu uso carrega fortes conotações de áreas de sombra e influência insidiosa; uma camarilha é mais malévola e seletiva do que, por exemplo, uma facção, a qual é simplesmente egocêntrica. Por conta desta conotação negativa, poucas organizações usam este termo para se referir a si próprias ou a suas subdivisões internas. Entre as excepções está o discordianismo, na qual o termo "cabala" é usado para se referir a um grupo identificável dentro da tradição discordiana.